Popó Bueno quer diminuir diferença para os cinco primeiros do campeonato

15 de setembro de 2011

A decisão do título da Stock Car começa neste domingo, em Santa Cruz do Sul (RS), com a disputa da primeira de quatro etapas da Super Final, que reúne dez pilotos na briga pela taça de campeão separados por apenas 19 pontos (sendo que a vitória vale 25). Embora seja só o início desta fase decisiva, já tem piloto encarando a prova no circuito gaúcho como uma verdadeira final de campeonato, como o piloto Popó Bueno.

O piloto da equipe Comprafacil.com se classificou para a Super Final na sexta colocação na tabela e está agora com 210 pontos, 15 a menos que o líder Thiago Camilo.

“As quatro etapas são importantes, é claro, mas esta de Santa Cruz do Sul é fundamental para quem tem pretensões de ser campeão e está em uma colocação intermediária. Minha intenção é tirar a diferença dos cinco primeiros nesta corrida e já colocar pressão nos adversários da Super Final com um bom resultado aqui”, diz Popó Bueno.

A vantagem para o piloto da equipe Comprafacil.com é que seu time tem excelente retrospecto na pista de Santa Cruz do Sul. “Temos um bom set up para esta pista e eu também gosto do traçado, que é um dos mais técnicos do Brasil, com curvas de todos os tipos”, diz Popó.

A estratégia de parada nos boxes será estudada a partir dos treinos livres desta sexta-feira, especialmente analisando o desgaste de pneus, de acordo o sexto colocado no campeonato. “Ainda não sabemos se será interessante trocar os quatro pneus, como fizemos no ano passado, porque agora o regulamento não permite mais o uso de duas pistolas para o pit. Com apenas uma, talvez a melhora do rendimento do carro não compense o tempo perdido a mais parado no box”, explica Popó.

A corrida também terá uma mudança na estratégia do uso do botão de ultrapassagem. Em Santa Cruz do Sul, deverão ser apenas oito acionamentos – contra 12 usuais. “Isso será interessante para tornar o uso do push to pass mais estratégico. Com certeza trará emoção para a corrida”, diz Popó.

O clima também é outro fator de incerteza na etapa gaúcha. A previsão do tempo indica possibilidade de chuva para o sábado e para o domingo. “Sou um piloto que sempre gosta de correr com pista molhada, então naturalmente fico na torcida por uma condição diferente, mas ao mesmo tempo é importante que a chuva venha de uma maneira que não transforme a classificação no sábado em uma loteria, por exemplo”, diz Alceu Feldmann, da equipe Comprafacil.com, que foi um dos destaques da prova do ano passado, ao liderar a corrida e terminar no top-10.

As atividades de pista de Santa Cruz do Sul começam na sexta-feira com treinos livres às 11h40 e às 15h20. No sábado, ocorre a disputa do treino classificatório às 11h40. A corrida de domingo será as 11h30, com transmissão ao vivo do Sportv e compacto com a chegada ao vivo dentro do Esporte Espetacular, na TV Globo.

Classificação do campeonato, após oito etapas:

Super Final

1º) Thiago Camilo 225 pontos
2º) Max Wilson 220 pontos
3º) Átila Abreu 216 pontos
4º) Cacá Bueno 214 pontos
5º) Ricardo Maurício 212 pontos
6º) Popó Bueno 210 pontos
7º) Marcos Gomes 209 pontos
8º) Luciano Burti 208 pontos
9º) Daniel Serra 207 pontos
10º) Allam Khodair 206 pontos

Foto: Fabio Oliveira/RF1 – Divulgação.