Formula Ford confirma mudanças para 2012

21 de setembro de 2011

Após apresentar o novo modelo do Fórmula Ford no Salão de Frankfurt, a Ford anuncia mudanças na categoria, que é considerada uma escola por ser um passo essencial na carreira internacional de pilotos profissionais,  a partir da temporada 2012. A montadora anunciou que a nova geração de carros da Fórmula Ford terá motor Ford EcoBoost 1.6, com injeção direta, turbo e força limitada a 165 cv e 220 Nm, acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades com trocas mecânicas.

A nova geração da Fórmula Ford 2012 incorpora a filosofia global de design Kinetic da Ford, com um estilo que poderá ser facilmente identificado. Os construtores continuarão com liberdade para dar o seu toque pessoal ao carro, somente com a exigência de manter partes específicas para garantir a equivalência aerodinâmica, conforme o regulamento.

O novo carro utiliza chassi tubular – o primeiro em um monoposto, para atender aos novos e rigorosos regulamentos da FIA -, estruturas de carbono contra impacto na dianteira e traseira, painéis de proteção lateral, sistema de proteção da cabeça, prendedores de roda e banco removível.

A Fórmula Ford sempre foi uma porta de entrada para muitos pilotos brasileiros que brilharam ou ainda brilham na Fórmula 1. Agora, o objetivo é que o carro da próxima temporada continue a atrair a atenção de jovens pilotos de todo o mundo, que desejam estar atrás do seu volante.

Uma das principais características da Fórmula Ford é a liberdade no desenho do chassi. O acerto do motor e das especificações técnicas também é destaque na categoria. As diferentes implicações do ajuste do carro e variações individuais do chassi criam uma curva constante de aprendizado que contribui para acelerar o desenvolvimento das habilidades dos pilotos.

Por esses fatores, a Fórmula Ford oferece um nível de liberdade praticamente só encontrado na Fórmula Um e na Fórmula Três. As mudanças para a temporada 2012 visam a aprimorar o nível técnico, com padrões ainda mais altos, tanto para os construtores e equipes como para os pilotos.

Fotos: Divulgação.