Fábio Fogaça lidera corrida e conquista pódio em Brasília

25 de setembro de 2011

O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), recebeu neste domingo as duas corridas integrantes da quinta etapa do Brasileiro de Marcas (Copa Petrobras de Marcas). No final de semana dominado pelo paulista Thiago Camilo, pole-position da rodada e vencedor das duas corridas, quem também se destacou foi o piloto de Sorocaba Fábio Fogaça. A bordo do Ford Focus 72, Fogaça chegou a liderar a segunda corrida do dia e cruzou a linha de chegada na segunda posição – conquistando seu segundo pódio em duas etapas consecutivas da temporada.

Melhor piloto entre os carros Ford da categoria durante todo o final de semana, Fogaça saiu na sétima posição do grid da primeira bateria. Completou a corrida em sexto e, dessa forma, garantiu a terceira posição no grid de largada da prova de encerramento – já que, por regulamento, os oito primeiros da corrida inicial têm suas posições invertidas para formar o grid da segunda.

Na prova desta tarde em Brasília, Fogaça se destacou já na largada, quando assumiu a segunda posição. Na segunda volta partiu para o ataque sobre Antonio Pizzonia – que estreou na Copa Petrobras de Marcas também a bordo de um Ford Focus – e, com uma grande manobra na curva 3 do anel externo do circuito, em que ficou lado a lado com Pizzonia e Eduardo Garcia, assumiu a primeira posição.

A partir daí Fábio Fogaça liderou por 10 voltas. A maior parte delas, suportando a pressão do piloto Thiago Camilo – que tinha saído de oitavo por ter vencido a corrida inicial. Camilo conseguiu a ultrapassagem na 12ª volta e Fábio se manteve em segundo até a bandeirada final na 25ª passagem, ratificando a condição de melhor piloto Ford na capital federal.

“Foi um excelente resultado, visto que o Ford Focus ainda precisa de algum desenvolvimento para andar de igual para igual com os outros modelos da categoria. Mas a equipe fez um excelente trabalho e me deu um carro muito competitivo nas duas provas deste domingo. Largando em terceiro na segunda corrida, consegui ser rápido já nas primeiras voltas e assumir a liderança, mas depois ficou difícil segurar o Thiago (Camilo) porque o ritmo dele era bem mais rápido” comentou Fogaça, que pela segunda vez em duas rodadas seguidas foi ao pódio na Copa Petrobras de Marcas. A primeira tinha sido na etapa passada, no circuito do Velopark (RS), quando terminou a segunda corrida do fim de semana na terceira posição.

Com os resultados deste domingo, Fábio Fogaça entra na lista dos dez melhores do campeonato até aqui. O líder é Thiago Camilo, que depois das duas vitórias em Brasília chegou aos 151 pontos na temporada.

“Chegar na próxima etapa entre os dez melhores do campeonato dá um ânimo extra para mim e para toda a equipe. Vamos trabalhar para desenvolver o Focus e buscar outros pódios e vitórias, para subir na classificação”, destacou o piloto.

Fotos: Vanderlei Soares/Divulgação.