Natal vai ganhar novo kartódromo

27 de setembro de 2011

Acordo firmado entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e o governo de Rio Grande do Norte,  vai permitir a construção de um novo kartódromo na cidade de Natal, a partir de 2013.

Segundo a CBA, a construção do novo local de competições não afetara a disputa das provas no atual kartódromo, que será mantido em funcionamento durante a temporada de 2012.

Pelo acordado, a CBA fica responsável pelo projeto da pista de padrão internacional e o Rio Grande do Norte pelo terreno e construção.

Segundo Clayton Pinteiro, presidente da CBA, isso garante a continuidade do kartismo local. “No universo de três mil pilotos de kart filiados atualmente, o Rio Grande do Norte se destaca com grandes valores, caso de Victor Uchôa e Johilton Pavlak. Manter o kartódromo de Natal funcionando em 2012 vai garantir que a modalidade siga crescendo na região enquanto definimos os detalhes na nova pista”, disse.

O Kartódromo de Natal será demolido por causa da Arena de Dunas, estádio que será construído para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O circuito atual mede 1.050 e terá suas atividades mantidas até o final de 2012. No encontro ainda foi definido que o novo kartódromo deverá ser construído até o ano de 2013, utilizando um projeto apresentado pela Comissão Nacional de Kart (CNK),.

A governadora Rosalba Ciarlini se comprometeu a disponibilizar uma área para construção do novo kartódromo. “Nós temos a consciência de que vamos ter que relocar o nosso kartódromo. É lamentável perder um espaço destinado ao esporte”, disse.

O Secretário Estadual de Esporte e Lazer Joacy Bastos adiantou que o novo kartódromo deverá ficar na região metropolitana de Natal e citou alguns possíveis locais para a pista. “Vamos estudar áreas na Grande Natal, em Extremoz, Parnamirim ou Macaíba. O importante é que teremos uma pista com dimensões internacionais e poder receber grandes provas nos próximos anos”, afirmou.

Foto: Robério Lessa.