Cristina Rosito volta a correr em casa pela Fórmula Truck

6 de outubro de 2011

Correr em casa, com todo o apoio da torcida e o conforto de estar próximo do lar e dos amigos é um privilégio de poucos pilotos na Fórmula Truck. Mas é o caso da piloto Cristina Rosito, da equipe Ford Racing Trucks, que em sua temporada de estreia na categoria correrá pela segunda vez em seu estado natal, o Rio Grande do Sul. Depois de estrear na categoria em Santa Cruz do Sul no mês de fevereiro, Cristina volta a disputar uma prova em casa no próximo fim de semana. Dessa vez será em Guaporé – a cerca de 200 km da capital Porto Alegre – cidade palco da quinta etapa do Campeonato Brasileiro da F-Truck.

Mais que o apoio da torcida gaúcha, Cristina Rosito destaca a confiança e o bom desempenho nas últimas etapas do campeonato como fatores de motivação para buscar um bom resultado em Guaporé.

“Estou muito feliz de voltar a correr no Rio Grande do Sul e ter o privilégio de correr duas vezes no meu estado nesta temporada. Guaporé é uma das pistas que eu conheço melhor e, na minha opinião, uma das mais bonitas do Brasil também. Estou cada vez mais confiante dentro do caminhão e quero terminar essa prova entre os dez primeiros, dando sequência ao desenvolvimento que estou conseguindo neste ano”, destaca a piloto, que se tornou a primeira mulher a pontuar na prova de estreia na F-Truck e vem de boas apresentações nas etapas de Londrina – onde terminou na oitava colocação – e Buenos Aires, onde era a nona colocada até abandonar em razão de um problema mecânico.

A motivação de Cristina Rosito se reflete em toda a equipe Ford Racing Trucks, comandada pelo experiente Djalma Fogaça – vencedor da etapa de Guaporé da Fórmula Truck em 1997 e 2003. Para o chefe da equipe, a prova deste fim de semana combina o bom momento dos caminhões Ford na categoria com uma pista em que a marca sempre obteve resultados positivos.

“A pista de Guaporé combina com o caminhão Ford. Nós sempre tivemos um bom desempenho nesta pista, que nos traz excelentes lembranças. Vamos para essa etapa com um caminhão bem acertado, que andou bem nas últimas etapas e que terá, ainda, uma melhora de motor para este final de semana. Acho que, com a motivação da Cristina e a boa fase do Danilo (Dirani) na categoria, podemos sair do Rio Grande do Sul com um ótimo resultado”, avalia Fogaça.

Atual vice-campeão Sul-Americano de Fórmula Truck e vindo de um terceiro lugar no encerramento do torneio continental em Buenos Aires, na Argentina, Danilo Dirani compartilha as boas expectativas para a corrida em Guaporé e também lembra bons momentos nessa pista – onde subiu ao pódio logo em sua primeira prova pela Ford Racing Trucks, no ano passado.

“O caminhão Ford está em franca evolução no campeonato. Temos um equipamento muito bem acertado e Guaporé é uma pista que oferece boas condições para brigarmos pelo pódio novamente”, comenta Dirani. “A pista tem um traçado bem peculiar e, nas duas vezes em que corri lá, as provas foram bem movimentadas. A primeira vez foi em 2009, na minha primeira corrida pela Fórmula Truck, e a segunda vez foi no ano passado, na minha primeira corrida pela Ford, quando larguei em sexto e terminei em quinto, no pódio”, lembra o paulista.

A corrida de Guaporé válida pelo Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no domingo, dia 09, a partir das 13h, com transmissão para todo o país pela TV Band.

Foto: Orlei Silva/Divulgação.