O Ford New Fiesta Hatch 2012 chega ao Brasil

6 de outubro de 2011

O Ford New Fiesta Hatch 2012 chega ao Brasil com o objetivo nada modesto de ser, nsegundo a montadora, o mais moderno hatchback de cinco portas do mercado brasileiro, com preço sugerido em R$ 49.850,00.

Sua personalidade é marcada pelo design exclusivo, com uma frente distinta do  Sedan, foi concebido para oferecer toda a funcionalidade e esportividade de um verdadeiro hatchback.  As linhas fluídas e limpas do design Kinetic transmitem a sensação de movimento sob qualquer ângulo de visão.

Sua frente  é marcada por uma grade exclusiva (diferente do modelo Sedan), com faróis alongados e proeminentes, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque. Suas linhas esculpidas inspiram movimento. As superfícies são trabalhadas para produzir efeitos de luz e sombra, realçados pela oferta de cores arrojadas e vibrantes.

O perfil ascendente, com linha de cintura alta, transmite velocidade, modernidade e robustez. Os vincos laterais com maçanetas alinhadas reforçam sua expressão de agilidade. O design inteligente aplicado ao veículo busca em todos os detalhes a união da beleza e eficiência. Exemplo disso são os espelhos retrovisores de área ampliada, com sistema de aquecimento e piscas integrados. Ele também traz duas rodas de liga leve, com linguagens diferentes: uma de 15 polegadas com oito raios e outra novíssima, de 16 polegadas, com cinco raios em Y.

A traseira do New Fiesta Hatch tem design sofisticado e harmônico, com linhas fortes e marcantes, proporções elegantes e detalhes de requinte que incluem lanternas de superfícies trabalhadas. O aerofólio na cor do veículo, integrado à tampa do porta-malas e ao teto, reforça a esportividade.

O para-choque com refletores integrados forma um conjunto único com a carroceria, destacando a harmonia e fluidez de linhas. A régua cromada na tampa do porta-malas dá um toque de sofisticação e valoriza o logo oval Ford.
A criatividade vista na carroceria continua no design interno do veículo, com soluções modernas e inteligentes, em estilo “cockpit”.

O motor do New Fiesta Hatch, formado por motor Sigma 1.6 Flex e transmissão IB5 produzidos em Taubaté, garante um desempenho ágil, econômico e grande durabilidade. Com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, o motor Sigma se caracteriza pela ampla curva de torque, com funcionamento elástico e silencioso. Ele gera potência de 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina e leva o carro à velocidade máxima de 190 km/h.

A conhecida transmissão IB5, com estrutura leve de alumínio e embreagem com acionamento hidráulico, traz relações de marcha otimizadas. Além de aproveitar ao máximo a força do motor, ela contribui para a economia de combustível. O carro apresenta um consumo médio ponderado de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol, já ajustados segundo as normas do Conpet.

O New Fiesta Hatch 2012 já vem completo, com uma oferta inteligente de catálogos. Traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme.

O segundo catálogo adiciona freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante e sistema multimídia Sync com comando de voz em português.

Na versão completa, oferece 7 airbags, bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque.

Ficha Técnica:

Carroceria:    Hatch 5 portas
Motor:    Ford Sigma 1.6 16V Flex
Número e disposição dos cilindros:    4 (quatro) em linha
Diâmetro do cilindro:    79,0 mm
Curso dos êmbolos:    81,4 mm
Cilindrada:    1.6 (1.596 cm³)
Potência:    110 cv a 6.250 rpm (gasolina)
115 cv a 5.500 rpm (etanol)
Torque:    155  Nm a 4.250 rpm (gasolina)
159  Nm a 4.250 rpm (etanol)
Rotação de marcha lenta:    750 rpm
Rotação máxima:    6.450 rpm
Relação de compressão:    11,0:1

Transmissão
Manual:    5 marchas à frente e ré
Relação de marchas:
1ª:    3,846:1
2ª:    2,038:1
3ª:    1,281:1
4ª:    0,951:1
5ª:    0,756:1
Ré:    3,615:1
Relação final:    4,07:1

Desempenho
Aceleração 0–100 km/h (s):    12,1 (gasolina)/ 11,7 (etanol)
Velocidade máxima:    190 km/h
Consumo (km/l):
Cidade (NBR 6601):    11,0 (gasolina)/ 7,5 (etanol)
Estrada (NBR 7024):    13,9 (gasolina)/ 9,3 (etanol)
Média ponderada:    12,1 (gasolina)/ 8,2 (etanol)
(Números ajustados com base no Conpet)

Direção:    EPAS, com assistência elétrica
Diâmetro de giro (m):    10,49

Capacidades (kg)
Peso do veículo em
ordem de marcha:    1.145
Distribuição da massa em ordem
de marcha por eixo:
Eixo dianteiro:    684
Eixo traseiro:    461
Capacidade de carga:    375
PBT:    1.520
Massa máxima admissível:
Eixo dianteiro:    839
Eixo traseiro:    817
Tanque de combustível (L):    47
Porta-malas (L):    290 (VDA)

Dimensões externas (mm)
Comprimento:    4.064
Largura com espelhos:    1.972
Espelhos dobrados:    1.819
Altura em ordem de marcha:    1.446
Entre-eixos:    2.489
Bitola:    1.479 (diant.)/ 1.467 (tras.)
Pneus:    185/60R15 ou 195/50R16
Rodas:    6×15″ ou 6,5×16″, de liga leve

Dimensões internas (mm)
Espaço cabeça frente:    993
Espaço cabeça traseiro:    945
Espaço pernas frente:    1.072
Espaço pernas traseiro:    793
Espaço quadril frente:    1.285
Espaço quadril traseiro:    1.250
Espaço ombros frente:    1.340
Espaço ombros traseiro:    1.245