Irmãos Sperafico aguardam testes de pré-temporada

6 de março de 2012

A equipe Prati-Donaduzzi aguarda ansiosamente os treinos coletivos de pré-temporada da Stock Car, marcados para esta quarta (7) e quinta (8) no Autódromo Internacional de Curitiba. O time estreia nova estrutura técnica na preparação dos carros da dupla Ricardo e Rodrigo Sperafico, e por esse motivo prevê dois dias de muito trabalho no circuito paranaense.

Entrosar e desenvolver são as palavras de ordem na Prati-Donaduzzi, que já definiu a estratégia de trabalho para o melhor aproveitamento das 70 voltas diárias concedidas pela organização da Stock Car a cada um de seus dois pilotos durante os treinos desta semana.

“Vamos focar o trabalho de desenvolvimento do carro e, como consequência, ganhar entrosamento com a equipe”, disse Rodrigo Sperafico, vice-campeão da Stock Car em 2007. “Teremos dois jogos de pneus novos à disposição de cada piloto, além de mais três jogos usados, para um limite de 140 voltas. É pneu suficiente para que possamos trabalhar no carro tanto para o ritmo de classificação quanto para o ritmo de corrida”, acrescentou.

A necessidade de encontrar um setup que permita extrair o máximo de performance dos carros, levando-se em conta o novo formato de disputas da Stock Car, é o ponto central da estratégia da equipe Prati-Donaduzzi para esta semana. A partir deste ano, as doze etapas da Stock terão apenas 40 minutos de duração, contra 45 minutos do regulamento do ano passado.

“Teremos corridas 10% mais curtas neste ano, o que pode não parecer, mas provoca grandes mudanças. Em princípio, dar menos voltas torna o trabalho da equipe mais simples, porque haverá menor desgaste dos pneus. Por outro lado, como não precisaremos economizar tanto pneu, será possível acelerar mais, então precisaremos encontrar um setup que resolva essa equação. O desafio será fazer um carro que aproveite a ‘sobra’ de pneus que teremos pela diminuição no tempo das corridas”, analisou Ricardo Sperafico.

Foto: Vanderley Soares

Tags: