Na Itália Varela e Gugelmin iniciam jornada por três continentes

16 de março de 2012

Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin iniciam hoje uma jornada em busca do título da Copa do Mundo da FIA de Rally Cross Country. Além da Itália – onde a temporada começa com a realização do Italian Baja, em Pordenone -, os representantes do Divino Fogão Rally Team vão competir em outros nove países de três continentes (África, Ásia e Europa) seguindo um calendário que termina dia 3 de novembro. Para essa campanha o piloto paulista e o navegador catarinense contam com a assistência e preparação da RalliArt, organização liderada pelo ex-piloto Renato Rickler e representante oficial da Mitsubishi na Itália para atividades de fora de estrada. No primeiro teste com a Pajero New DID, realizado na pista de Barga, Varela arrancou elogios de Rickler, que já participou de seis edições do Dakar: “Fiquei muito bem impressionado com a tocada do Reinaldo, é um dos pilotos mais rápidos que já andaram com meus carros.”

O elogio veio após 14 voltas pela pista de testes da RalliArt e que também serve como sede da escola de pilotagem que o ex-piloto mantém e que conta com a participação de outro veterano do rally mundial: Miki Biasion. A oportunidade também serviu para Varela avaliar as três opções de gerenciamento de motor e diferentes regulagens de amortecedores.

A primeira etapa acontece hoje, a partir das 16h30 locais, 12h30 de Brasília, e Varela não esconde a tática desse primeiro desafio do fim de semana: “Será um aperitivo para o que enfrentaremos nos dois seguintes. Essa etapa vai nos dar subsídios para definir o set up do carro para as duas etapas mais longas”, comentou Reinaldo Varela. “De qualquer forma já sei que vamos pegar estradas de chão duro e com muitas pedras e buracos”, completou o piloto, que vai usar um carro da categoria T2, cujos limites de preparação são mais estritos que os empregados na Mitsubishi Pajero que ele usa no Brasil. A espera pela largada deixa a dupla com certa ansiedade. Gustavo Gugelmin lembra que o primeiro contato com a equipe foi muito positivo, mas a idéia de disputar um campeonato mundial é mais forte: “Fomos muito bem recebidos na equipe e gostamos da organização do time, mas…quando você lembra que está prestes a iniciar uma temporada mundial sempre vem um friozinho na barriga…”

Um grande temor da equipe foi desfeito na visita que o time brasileiro fez à sede da RalliArt e o autor da descoberta foi o preparador Erley Ayala, que acompanha o Divino Fogão Rally Team como assistente técnico. Ayala, que prepara vários carros de ponta no Brasil, aprovou o equipamento disponibilizado para Varela e Gugelmin: “Ao contrário do que poderia acontecer, o carro que nos foi reservado está muito bem preparado e em condições iguais às dos demais T2 preparados pela RalliArt. Isso é um sinal de comprometimento e seriedade, demonstração que poderá ser traduzida em bons resultados nesta temporada.”

A programação de hoje:

8:00/12:30 – Vistoria esportiva
8:30/13:00 – Vistoria Técnica
14:00 – Briefing
15:30 – Divulgação da lista final de inscritos e ordem de largada
16:30 – Largada do primeiro competidor
19:30 – Chegada do primeiro competidor (estimado)
23:00 – Divulgação do resultado da primeira etapa e lista de ordem de largada para a segunda etapa

Os horários são locais e devem ser considerados como quatro horas adiante do horário de Brasília.

O calendário de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin para a temporada de 2012:

15 a 18 de março – 19º Italian Baja, Província de Pordenone, Itália
30 de março a 6 de abril – 22º Desert Challenge Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
15 de abril – Sealine Cross Country Rally, Qatar
1 a 7 de maio – Rally OilLybia, Tunísia
25 de maio a 2 de junho – Rally TT Estoril-Marrakesh, Portugal e Marrocos
20 a 22 de julho – Baja Aragón, Espanha
16 a 29 de agosto – Rally dos Sertões, Brasil (*)
23 a 26 de agosto -Hungarian Baja, Hungria (*)
13 a 16 de setembro – Baja Carpathia, Polônia
29 de setembro a 6 de outubro – Rally dos Faraós, Egito
1 a 3 de novembro – 26º Baja Portalegre, Portugal.

(*) Por causa da coincidência de datas ainda não está definida qual prova a dupla vai participar.

Tags: