Luir Miranda disputa segunda temporada na Fórmula Futuro

20 de março de 2012

Atual vice-campeão da Fórmula Futuro, o piloto de Nova Iguaçu (RJ) Luir Miranda confirmou nesta semana sua participação na temporada 2012 da categoria apadrinhada por Felipe Massa. Oriundo das pistas de kart indoor, Luir dará sequência ao seu planejamento de carreira depois de conquistar o bicampeonato brasileiro de kart e disputar toda a temporada da F-Futuro no ano passado – quando venceu duas corridas e liderou parte do campeonato.

Mais experiente depois de 12 corridas na categoria, Luir sonha com a conquista do título nacional antes de concretizar o sonho de disputar a F-3 Sul-Americana ou transferir-se para o automobilismo europeu. “A temporada de 2011 foi fantástica para mim em termos de resultado. Por ser um ano de estreia no automobilismo, não esperava brigar pelo título logo de cara e o resultado me surpreendeu. Agora vou para meu segundo ano na F-Futuro mais experiente e mais concentrado. Meu objetivo é vencer o campeonato e acho que tenho condições para isso”, aponta o piloto.

A Fórmula Futuro é uma categoria base do automobilismo criada no Brasil há dois anos com apoio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa. Nela, todos os monopostos são preparados pela organização do campeonato e os pilotos – com auxílio dos engenheiros contratados pelo evento – podem trabalhar com apenas algumas configurações do carro.

“Vou fazer mais um ano na Fórmula Futuro para completar essa primeira parte do aprendizado com um carro de corridas. Acho que a categoria dá uma condição bastante interessante, ainda mais neste ano, que faremos três provas por fim de semana”, avalia Miranda.

A preparação para a temporada que começa no dia 03 de junho já foi iniciada pelo piloto de Nova Iguaçu. Na última semana, em São Paulo, Luir retomou os treinamentos em pista com um kart e, também, com um carro de Fórmula 3 da equipe Dragão Motorsport.

“Já fazia três meses que eu não pilotava um carro, desde o final da temporada passada da F-Futuro. Foi bom retomar os treinos primeiro com o kart, para ganhar reflexo, e depois com o F-3 para me readaptar à pilotagem em um autódromo”, conta.

A temporada 2012 da Fórmula Futuro terá mais corridas que os dois primeiros campeonatos da categoria no Brasil. Ao invés das 12 provas anuais disputadas em 2010 e 2011, os pilotos encararão 18 corridas divididas em seis finais de semana. O primeiro desafio está marcado para o dia 03 de junho no autódromo de Londrina, no Paraná.

Confira o calendário da categoria:

03 de junho – Londrina (PR)
08 de julho – Goiânia (GO)
29 de julho – Curitiba (PR)
19 de agosto – São Paulo (SP)
09 de setembro – Brasília (DF)
04 de novembro – Nova Santa Rita (RS)

Tags: