Rubens Barrichello assume consultoria técnica na Stock Car

21 de março de 2012

A temporada 2012 da Stock Car, que tem início neste final de semana, com a disputa da primeira etapa do ano, em Interlagos, começou com uma novidade fora das pistas: o piloto Rubens Barrichello foi anunciado hoje como consultor técnico da equipe BMC Racing, dos pilotos Tuka Rocha e Galid Osman.

O ex-piloto de F1 esteve presente no lançamento oficial do time comandado por Maurício Ferreira. “Fiquei honrado com o convite. A Stock Car é uma categoria que acompanho com muito carinho e espero usar minha experiência para ajudar o Tuka (Rocha) e o Galid (Osman) nesta temporada”, diz Barrichello, que corre com o patrocínio da BMC na Fórmula Indy, que começa também neste domingo, em São Petesburgo (EUA).

“Rubens representa a BMC nas provas internacionais da Indy, mas fizemos questão de estender o convite para ele integrar também nosso time na Stock Car sempre que possível, como consultor técnico”, diz Christiano Kunzler, um dos proprietários da BMC.

Justamente pela coincidência de datas entre as duas categorias, o novo consultor técnico da BMC Racing não estará presente em todas as etapas da Stock Car, mas mesmo assim estará em contato direto com o time, conforme explica o chefe de equipe, Maurício Ferreira.

“A experiência de quase duas décadas na F1 ajuda muito em qualquer categoria do automobilismo, ainda mais na Stock Car, em que cada décimo de segundo é importante. Nosso carro tem um comportamento parecido com um fórmula, então há muitos ajustes em que as dicas de Rubens (Barrichello) serão valiosas”, diz Ferreira.

Melhor estreante da Stock Car em 2011, Tuka acredita que a ajuda extra do novo consultor técnico colocará o time em um patamar para andar entre os primeiros já nas primeiras etapas do ano.

“O Rubinho está super interessado. Hoje mesmo, na apresentação oficial dos carros, ele já me perguntou muita coisa sobre o Stock Car. Com certeza esta ajuda será fundamental para o progresso de nossa equipe”, diz Tuka, que, junto com Galid, deu algumas voltas de exibição com o Stock Car no Kartódromo Granja Viana.

Este também é o discurso de Galid Osman, que fará sua primeira corrida na Stock no próximo domingo. “Para um estreante como eu, toda ajuda é fundamental, ainda mais vinda de uma pessoa tão experiente como o Rubinho”, diz Galid, um dos destaques do treino coletivo de Curitiba, no início do mês, ao terminar duas sessões entre os seis mais rápidos.

Foto: Miguel Costa Jr/RF1

Tags: