Começa mais uma edição do Super Kart Brasil

30 de março de 2012

Começou nesta sexta (30), em São Paulo, a sexta edição do Super Kart Brasil – torneio idealizado por sete dos maiores nomes do kartismo nacional nos últimos anos -, que está sendo disputada no sentido inverso do Kartódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. Após três dias de treinos e preparação, o SKB-06 começou com um dos maiores grids da categoria Graduados dos últimos anos no país. Nesta sexta-feira, largaram 38 karts para as duas primeiras corridas, número que deve subir para 40 nas baterias deste sábado.

Isso porque, pela primeira vez na história do Super Kart Brasil, o torneio vai distribuir vagas para a Seletiva de Kart Petrobras. A competição apoiada pela petrolífera desde 1999 oferece, neste ano, 117 mil reais como prêmio ao seu vencedor, e no SKB são três vagas em jogo para a decisão – que reúne apenas 12 selecionados. As provas de classificação, que compõem a Copa Petrobras Sorriso Campeão, serão computadas somente nas duas baterias de sábado, que fecham o SKB.

Além das vagas para a Seletiva de Kart Petrobras, a sexta edição do Super Kart Brasil apresenta outras duas novidades. A primeira delas é a adoção de uma nova programação, com as corridas acontecendo na sexta-feira e no sábado – ao invés de provas no sábado e no domingo. A segunda foi a estreia da categoria Júnior Menor (para pilotos nascidos entre 1999 e 2001), que apresentou grid de 15 pilotos.

Apesar de receber praticamente a mesma faixa etária de pilotos, Super Cadete e Júnior Menor se distinguem pelo equipamento. As duas usam motores dois tempos de 125 cilindradas, mas se diferem pelo chassis e potência de menores dimensões no caso da Super Cadete – que serve como opção de transição da Cadete para a Júnior Menor.

O SKB-06 recebe ainda dois pilotos brasileiros que chegaram da Europa há poucos dias. Felipe Fraga e Gustavo Lima estavam, no último final de semana, em Monza (Itália) disputando a rodada de abertura da Fórmula Renault Alps. Desembarcaram no Brasil e foram direto para o kartódromo de Interlagos começar a preparação para o Super Kart Brasil.

A sexta-feira em Interlagos teve a disputa das duas primeiras corridas do SKB-06. Na categoria Super Cadete, os vencedores foram Gabriel Paturle e Gabriel Lopes; na Júnior Menor, Murilo Coletta e João Pedro Guim venceram; Sérgio Câmara e Vinícius Papareli faturaram as provas da Júnior; Renato Turelli venceu as duas da Sênior, enquanto André Nicastro faturou três corridas: as duas da Graduados e a primeira da Shifter Kart. Dennis Dirani, por sua vez, venceu a corrida que fechou o dia na Shifter.

Confira a classificação do primeiro dia de provas

Super Cadete

1- Gabriel Lopes, 30 pontos
2- Gabriel Paturle, 29
3- Gianluca Petecof, 22
4- João Pedro Correa, 21
5- Edgar Bueno Neto, 18

Júnior Menor

1- João Pedro Guim, 33 pontos
2- Paulo Lima, 30
3- Murilo Coletta, 29
4- Enzo Prando, 21
5- Igor Melo, 18

Júnior

1- Sérgio Câmara, 35 pontos
2- Vinícius Papareli, 25
3- Rafael Martins, 22
4- Vítor Baptista, 19
5- Leonardo Gimenes, 16

Sênior

1- Renato Turelli, 40 pontos
2- Antonio Ventre, 26
3- Diogo Zucarelli, 24
4- Marcelo Meneghel, 21
5- Adriano Pizzonia, 16

Shifter

1- André Nicastro, 29 pontos
2- Dennis Dirani, 25
3- César Ramos, 22
4- Mitsui Duzanowski, 22
5- Gaetano Di Mauro, 20

Graduados

1- André Nicastro, 40 pontos
2- Gabriel Casagrande, 30
3- Olin Galli, 20
4- Ítalo Leão, 20
5- Ariel Varella, Antonio Furlan Neto e João Vieira, 12.

Fotos: Luiz Pinheiro/Divulgação.

Tags: