Tem início temporada cearense de automobilismo

1 de abril de 2012

A Temporada cearense de automobilismo iniciou neste domingo (31), com uma justa homenagem ao ex-piloto, projetista e engenheiro Pedro Virgínio, falecido hem janeiro. Ainda na pista molhada pela pancada de chuva que caíra no início da manhã, na cidade do Eusébio (CE), todos os pilotos, sob o comando de Alexandre Roncy, homenagearam aquele que contribuiu sobremaneira para colocar o automobilismo cearense no cenário nacional, graças às suas criações, como O Espron, Protótipo JB, CTM e Superturismo.

Na pista do Autódromo Virgílio Távora a programação iniciou com a prova de protótipo (que reúne carros da CTM, Spirit, e Superturismo). Na largada lançada, Stênio Pimentel liderava a primeira volta do ano com seu Spirit 32, e, após 15 voltas de amplo domínio confirmou a vitória na Geral, tendo como segundo colocado Edmar Júnior.

Com a vitória de Stênio Pimentel na primeira bateria do dia, Minho Pimentel largou para a segunda bateria na frente do grid, e repetiu o desempenho de seu filho ao chegar em primeiro e, com a soma dos resultados, confirmar a vitória da dupla na Spirit. A categoria, que é subdividida em Spirit A e B, teve ainda a vitória de Antônio Pitta, na B.

O piloto do Spirit 32 cruzou a linha de chegada abrindo uma boa vantagem sobre o segundo colocado, Tibúrcio Frota, e confirmou o domínio que exercera no fim de semana quando foi o mais rápido em todas as sessões e largou na pole position. “É muito bom chegar ao final na frente, e com o carro inteiro. Mesmo com um superaquecimento, o carro estava equilibrado. Trabalhamos muito desde sexta para ter um carro acertado, competitivo e foi o que aconteceu”, relatou Minho.

Na Superturismo Tuta Sancho iniciou o ano mostrando que está em boa fase iniciada ano passado, quando regressou ao automobilismo após ter se afastado por dois anos, motivado por problemas no ouvido, que o impedia de pilotar, diante do excessivo barulho dos motores.
Superado o problema, Tuta mostrou que voltou com as mesmas qualidades que o acompanham há muito. Rápido e arrojado, Tuta brigou pela vitória com Pedrinho Virgínio e Raul Fontenele na primeira corrida do dia, na segunda teve mais facilidade por conta da parada de Raul, com problemas mecânicos e pelo acidente entre Pedrinho Virgínio, Rodrigo Frota, e Rudinei Sabino. Apesar da imagem, os três nada sofreram e permaneceram na prova vencida por Tuta.

Na CTM Rudinei Sabino venceu a primeira prova, e o estreante Marcus Vinícius, o Kinho, aos 16 anos de idade, conseguiu o lugar mais alto do pódio.

No Cearense de Marcas, o piloto Eduardo Pinheiro levou a melhor na primeira etapa e ficou com o primeiro lugar no somatório das duas baterias, após chegar em primeiro em uma e segundo em outra. O segundo colocado foi Thiago Barbosa, que na primeira bateria largou em décimo-sétimo, e após ultrapassar 16 carros conseguiu a vitória. Thiago, em disputa com Eduardo Barbosa, acabou abandonando a prova após toque entre os dois carros, em terceiro ficou Alex Silveira. Na categoria B do Cearense de Marcas, Márcio Rodrigues ficou com a vitória, seguido por Wladimir Pinheiro e Leo Sampaio.

A próxima etapa da competição acontece dia seis de maio.

Fotos: Robério Lessa.

Tags: