Equipe Ford deixa vitória escapar em Portugal

2 de abril de 2012

O finlandês Mikko Hirvonen (Citroën) venceu neste domingo o Rally de Portugal, terminando a prova com o tempo total 4h19m24,3s. O norueguês Mads Ostberg (Ford) e o russo Evgeny Novikov (Ford) foram segundo e terceiro classificados, respectivamente e completaram o pódio.

Na sexta, logo no início da prova, Sebastien Loeb capotou seu Citroen e foi obrigado a abandonar em definitivo. O acidente aconteceu num trecho de chuva torrencial que deixou a pista impraticável. As 3 últimas etapas da sexta foram canceladas pela organização.

Jari-Matti Latvala, com o Fiesta RS WRC, assumiu a liderança da prova seguido pelo companheiro de equipe Petter Solberg e por Mikko Hirvonen. Mas, em vez de aliviar o desempenho no atoleiro, ambos preferiram apertar forte o pedal direito o que resultou em saídas da pista, batidas em pedras e problemas com o carro. Assim, os pilotos da Ford deixaram a liderança e a oportunidade de vencer a etapa de Portugal.

Malcolm Wilson, diretor do Ford World Rally Team, manifestou seu descontentamento com o desfecho do Rally de Portugal “Após a desistência de Sébastien Loeb, tivemos uma oportunidade de alcançar uma vitória que seria certa não fosse a afobação dos pilotos. As condições eram traiçoeiras para acelerar na lama. Nós não precisávamos de velocidade. Teríamos, apenas que ser espertos e inteligentes. Jari-Matti ficou muito triste. Mas continuará tendo 100% do nosso apoio. Ele e Petter vão continuar a vencer provas. Hoje foi uma decepção enorme, mas estamos nesse esporte o tempo suficiente para saber que podemos lutar por vitórias e nosso verdadeiro espírito de equipe entrará em ação, já no próximo Rally da Argentina “, afirma Wilson.

A próxima etapa do Mundial de Rally acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril na Argentina. Mikko Hirvonen, vice-campeão em 2011, soma 25 pontos com a vitória e passa a liderar a temporada 2012 do WRC, com 75 pontos, nove a mais que o seu companheiro de equipe, o campeão francês Sebastien Loeb. Confira a classificação do Mundial de Rally.

Classificação do WRC – pilotos:
1. Mikko Hirvonen (Fin), 75 pontos
2. Sébastien Loeb (Fra), 66
3. Petter Solberg (Nor), 59
4. Mads Ostberg (Nor), 46
5. Evgeni Novikov (Rus), 36
6. Jari-Matti Latvala (Fin), 28
7. Daniel Sordo (Esp), 21
8. Nasser Al-Attiyah (Cat), 18
9. Ott Tanak (Est), 15
10. Martin Prokop (Che), 12

Classificação do WRC – construtores:
1. Citroën Total WRC, 133 pontos
2. Ford WRC, 82
3. M-Sport Ford WRC, 59
4. Adapta WRC, 30
5. Mini WRC Team, 26
6. Qatar WRC, 26
7. Citroen Junior WRC, 8

Foto: Ford/Divulgação

Tags: