Rio Grande do Norte recebe o RN 1500

11 de abril de 2012

Dunas, praias, sertão e as paisagens incríveis do interior potiguar. Esse é o cenário de uma das mais tradicionais provas de rally do Brasil, o RN 1500, que chega a sua 15ª edição. A segunda maior prova do país, somente atrás do Rally dos Sertões, acontece entre os dias 11 e 15 de abril, com largada e chegada em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

O RN 1500 é a única prova do Campeonato Brasileiro que proporciona aos participantes conhecer a maior diversidade de terrenos possível em apenas quatro dias. “O roteiro bem elaborado é um dos grandes atrativos dessa prova, pois inclui lugares com características próprias como o sertão do Seridó e suas formações rochosas, as “serras de pedra”, os lagamares, a rota das navegações com suas belas praias e as famosas dunas que mudam de lugar ao sabor do vento”, explica Kleber Tinoco, diretor da prova.

Uma das novidades para este ano é a estreia da categoria UTVs, “Estamos animados para descobrir como os veículos irão se comportar e contando os dias para largar no RN 1500. Com certeza, será uma disputa muito interessante”, disse o paraibano Heronaldo Segundo.

O diretor técnico do RN 1500, Deco Muniz, explica que a prova está ainda mais emocionante e completa para os competidores. “Teremos uma prova muito técnica e bem diversificada, assim como nos últimos anos. Em 2011, a cada 10 km a prova mudava totalmente, hora rápida, depois travada, estradão, trial, areia, serra… uma variação que não se encontra em nenhuma outra prova e nenhum outro lugar do Brasil. É uma característica única e muito marcante do RN 1500.”

Percurso
A prova larga em Natal na manhã do dia 12 de abril, com destino à São Miguel do Gostoso, no interior potiguar. Será a especial da “Costa Branca”, com muita velocidade pela praia, com trilhas de areia, dunas e um visual privilegiado da orla potiguar. Serão 148 quilômetros de trechos cronometrados.

No segundo dia, a exigente “Especial das Minas”, com 203 quilômetros entre São Miguel e Currais Novos, em percurso que mescla dunas, trechos de praia e o início do sertão de pedra.

No terceiro dia, a “Especial do Seridó”, com 125 quilômetros de muita navegação, estradas de terra, pedras, subidas e descidas, cruzando o famoso Sertão de Pedras. Finalizando a disputa, a “Especial das Serras”, com mais 115 quilômetros de especial, repletas de altos e baixos, no retorno à Natal.

“O percurso será imperdível com destaque para o segundo dia de prova, quando teremos a especial mais longa e que fará diferença no rally”, comenta Kleber Tinoco.

Outra novidade deste ano é a chegada na área do Praia Devassa Beach Club, na Via Costeira, em Natal. Após quatro dias de competições, as equipes serão recebidas com festa na praia.

O Rally RN 1500 2012 tem o patrocínio de ALE Combustíveis, apoio de Emprotur RN, Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), Avianca, Roteiro Seridó e Prefeitura de Parnamirim; parceiras especiais de QD Graphics, Grupo Gestus – Soluções em Gestão, Escola e Escritório e Armação Propaganda. A prova tem a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e da Federação de Motociclismo do Rio Grande do Norte (Femorn). A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Cross-country para carros, motos, quadriciclos e UTVs.

Foto: Doni Catilho/Divulgação

Tags: