Bacheta domina fim de semana e Vitor Guerim pontua na F-2

29 de abril de 2012

O inglês Luciano Bacheta (foto) ratificou o domínio que vem impondo desde a abertura do calendário, venceu a quarta corrida seguida e manteve neste domingo em Portimão (Portugal) a invencibilidade na Fórmula Dois. Ao contrário da véspera, na primeira prova da rodada dupla do fim de semana, desta vez o líder disparado do campeonato enfrentou uma feroz resistência do suíço Matheo Tuscher, de apenas 15 anos, ao longo de quase todas as 22 voltas. O brasileiro Victor Guerin melhorou duas posições em relação à terceira etapa e terminou na 9ª colocação, conquistando dois pontos naquela que deve ter sido a sua única participação na série nesta temporada.

Mais experiente, Bacheta – que completou 20 anos na quinta-feira – saiu em terceiro e tomou a ponta logo na largada, deixando o pole Tuscher na segunda posição. A partir daí, Tuscher passou a mover uma implacável perseguição ao ponteiro que só terminaria na penúltima volta, quando perdeu um pouco de contato ao dar uma leve escapada da pista. Mas a tranquila média de cerca de três segundos sobre o alemão Markus Pommer não permitiu que o segundo lugar corresse risco até à bandeirada.

Guerin fez um excelente treino classificatório e estabeleceu o sexto tempo. No entanto, foi punido com a perda de duas posições no grid por ter simulado largadas antes de retornar aos boxes. Na corrida, saiu com cautela para evitar acidente na primeira curva e depois penou com a falta de tração do carro. “Eu não tinha velocidade de reta porque o carro destracionava nas saídas de curvas”, explicou o paulista de 19 anos, que já havia se queixado da mesma dificuldade no sábado.

O saldo da visita à bela região do Algarve, no entanto, foi positivo e o objetivo de pegar a mão do traçado onde sua categoria regular – a Auto GP – passará no mês que vem foi plenamente alcançado. “Saio daqui conhecendo muito mais de um circuito bastante seletivo, com trechos de subida, descida, curvas cegas e asfalto ondulado. Esse aprendizado será bastante útil”, afirmou. No próximo final de semana, Guerin (foto) correrá a quarta rodada dupla da Auto GP em Hungaroring (Hungria).

O resultado da 4ª etapa da Fórmula 2:

1 – Luciano Bacheta (Inglaterra), 22 voltas em 35min42s111
2 – Matheo Tuscher (Suíça), a 1s514
3 – Markus Pommer (Alemanha), a 2s267
4 – Christopher Zanella (Suíça), a 6s425
5 – Dino Zamparelli (Inglaterra), a 19s249
6 – Daniel McKenzie (Inglaterra), a 20s319
7 – Hector Hurst (Inglaterra), a 20s732
8 – Kevin Mirocha (Polônia), a 21s733
9 – Victor Guerin (Brasil), a 22s563
10 – Alex Fontana (Suíça), a 29s288

A nova classificação: 1, Luciano Bacheta, 100 pontos; 2, Matheo Tuscher, 54; 3, Christopher Zanella, 42; 4, Markus Pommer e Alex Fontana, 37; 5, Mihai Marinescu, 31.

Tags: