Em prova histórica, Farfus conquista primeiro pódio no DTM

6 de maio de 2012

A segunda etapa da temporada 2012 do DTM, realizada neste domingo, em Lausitzring, na Alemanha, entrou para a história da BMW. A montadora de Munique venceu a prova com Bruno Spengler depois de 20 anos ausente da categoria e, de quebra, colocou Augusto Farfus na terceira posição. O curitibano esteve perto da vitória durante toda a corrida, mas recebeu a bandeirada atrás do canadense Spengler e do britânico Gary Paffett, da Mercedes. O resultado também é histórico para o país: foi o primeiro pódio de um brasileiro no campeonato de Turismo mais importante do mundo.

Farfus esteve entre os mais rápidos durante boa parte do fim de semana. Liderou duas das quatro fases da classificação e perdeu a pole por um erro no início de sua volta rápida. Na corrida, foi ultrapassado por Paffett na largada, mas manteve um bom ritmo até o final e cruzou em terceiro. Além do resultado, o brasileiro registrou a segunda melhor volta da prova, faltando três voltas para o final.

Quanto aos outros pilotos da BMW, o alemão Martin Tomczyk foi o sétimo colocado; o norte-americano Joey Hand cruzou em 14° lugar; o inglês Andy Priaulx, companheiro de Farfus na equipe RBM, foi o 17°; e o alemão Dirk Werner, o 19° colocado.

“Foi um excelente resultado para a equipe, que fez um ótimo trabalho durante o fim de semana e, principalmente, no _pit stop_ da prova. Larguei em segundo, mas perdi a posição para o (Gary) Paffett por estar na parte suja da pista. Tive um pequeno problema com os pneus no início da corrida, mas depois me recuperei e consegui manter um ritmo forte. Depois de tudo que enfrentamos em Hockenheim, terminar em terceiro na semana seguinte é motivo de orgulho para todos os integrantes da equipe RBM”.

“É um resultado inédito para o Brasil. Pela primeira vez, o país tem um representante no pódio do DTM. A BMW mostrou que retorna com tudo à categoria e se mantivermos esse desempenho nas próximas corridas teremos chances de brigar pela vitória”.

RESULTADO DA CORRIDA DE LAUSITZRING:
1) Bruno Spengler (BMW) – 52 voltas – 1h09m45s795
2) Gary Paffett (Mercedes) – 52 voltas – a 01s019
3) AUGUSTO FARFUS (BMW) – 52 VOLTAS – A 07S069
4) Jamie Green (Mercedes) – 52 voltas – a 07s676
5) Mattias Ekstrom (Audi) – 52 voltas – a 21s362
6) Timo Scheider (Audi) – 52 voltas – a 22s607
7) Martin Tomczyk (BMW) – 52 voltas – a 25s446
8) Edoardo Mortara (Audi) – 52 voltas – a 32s202
9) Filipe Albuquerque (Audi) – 52 voltas – a 32s658
10) Ralf Schumacher (Mercedes) – 52 voltas – a 35s513

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS DUAS ETAPAS:
1) Gary Paffett (Mercedes) – 43 pontos
2) Jamie Green (Mercedes) – 30 pontos
3) Bruno Spengler (BMW) – 25 pontos
4) Mattias Ekstrom (Audi) – 25 pontos
5) AUGUSTO FARFUS (BMW) – 15 PONTOS
6) Christian Vietoris (Audi) – 12 pontos
7) Mike Rockenfeller (Audi) – 10 pontos
8) Andy Priaulx (BMW) – 8 pontos
9) Timo Scheider (Audi) – 8 pontos
10) Ralf Schumacher (Mercedes) – 7 pontos

Tags: