Mitsubishi Motors amplia linha do Pajero Dakar
16 de maio de 2012
Após um ano da saída da linha de produção, na cidade de Catalão (GO), do primeiro Pajero Dakar com a versão HPE de sete lugares e motores Flex e Diesel, a Mitsubishi completa a linha de produtos com a versão automática do Pajero Dakar Diesel.
O câmbio automático possui sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. A caixa de transmissão analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, e se adapta automaticamente. O Pajero Dakar também pode ser conduzido pelo modo sequencial Sports Mode, com a possibilidade de troca de marchas.
Com quatro cilindros em linha, o motor diesel de 3,2 litros e 16 válvulas tem potência de 170 CV a 3.500 rpm e torque de 35 KGF.M a 2.000 rpm. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler. O Pajero Dakar tem baixos índices de vibração e ruído (NVH) e menor emissão de poluentes.
O sistema Easy Select 4WD torna o Pajero Dakar um veículo para rodar na cidade, estrada e nos mais diversos tipos de terreno. O sistema de tração tem três modos distintos de atuação: 4×2 com tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias; 4×4 com tração nas quatro rodas, para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc. e a 4×4 com reduzida, indicada para uso em situações em que se faz necessário força total, como a transposição de obstáculos.
A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já a traseira é 3-link, com amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.
O Pajero Dakar tem faróis integrados ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite, além de grade frontal com moldura cromada. O espaço interno acomoda cinco passageiros. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.920 litros com bancos rebatidos. As rodas de 17″ são de liga leve, com pneus 265/65 R17.
O Pajero Dakar vem equipado com itens de segurança para o motorista e passageiros: barras de proteção laterais nas quatro portas, airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas, com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).