Pole para terceiro GP de Ribeirão Preto será definida neste sábado

19 de maio de 2012

O 3º GP Ribeirão Preto da Stock Car será neste domingo (20), nas ruas da cidade do interior de São Paulo, e o circuito já está pronto para receber as feras da principal categoria do automobilismo brasileiro. Pilotos e equipes já estão organizados para disputar a 4ª etapa da Copa Caixa Stock Car, que terá largada às 9h30 e transmissão ao vivo da Rede Globo. Todos os ingressos foram vendidos e a expectativa é de casa cheia.

Nesta sexta (18), a direção de prova da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realizou as últimas vistorias no traçado de Ribeirão Preto e fez a homologação do circuito. Foram analisadas todas as curvas, posição das proteções de concreto, sinalizações de pista, pontos de acesso às equipes de resgate, condições do asfalto e demais quesitos de segurança fundamentais para a prática do automobilismo em alto nível.

A equipe de resgate, comandada pelo médico oficial da Stock Car, Dr. Dino Altmann, fez uma simulação de extração do piloto do carro. Foram repassadas aos profissionais responsáveis pela segurança na pista todas as informações de como tirar o piloto do carro da forma mais correta para que não agrave possíveis problemas decorrentes de um acidente, por exemplo.

Toda a cobertura médica do 3º GP Ribeirão Preto será feita pelo São Francisco Saúde. E não serão apenas os pilotos que poderão utilizar dos serviços, mas também ao público que acompanhará a corrida. A São Francisco disponibilizará ambulatórios médicos no local e um esquema especial de emergência será montado, inclusive com uma UTI. O Hospital São Francisco tem reservados apartamentos para casos com necessidade de internação.

Neste sábado (19) serão realizados os treinos livres do 3º GP Ribeirão Preto. A primeira sessão começa 8h30 e termina às 10h, dividida em dois grupos e cada carro poderá dar no máximo 25 voltas. O segundo treino do fim de semana começa 11h45 e acaba às 13h15, com o mesmo limite de voltas.

O treino de classificação, que definirá o grid da 4ª etapa da temporada, será disputado de maneira diferente em Ribeirão Preto. Por se tratar de um circuito de rua, os carros irão um de cada vez, e o piloto terá direito de fazer uma volta de aquecimento e mais duas cronometradas. O dono do melhor tempo ao final da sessão será o pole. A ordem dos pilotos que irão à pista será baseada na classificação do campeonato, mas de forma invertida. Ricardo Maurício (Eurofarma RC), por exemplo, líder da classificação, será o último da lista.

No domingo, a 4ª etapa da Copa Caixa Stock Car terá largada às 9h30. Por conta disso, é aconselhável que os torcedores que pretendam ver de perto os duelos entre os principais pilotos do Brasil cheguem entre 7h e 8h30. Além da corrida, haverá ainda show de adrenalina sobre rodas com Negretti Moto Show e a equipe Quicks Wheeling Show.

Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Divulgação.

Tags: