Vídeo mostra comportamento do pneu em Mônaco

23 de maio de 2012

A Pirelli, fornecedora de pneus para a Fórmula Um divulgou vídeo no qual mostra o comportamento dos pneus nas ruas do traçado de rua do Grande Prêmio de Mônaco, que acontece neste domingo (27).

Esta será a primeira corrida do ano com os pneus supermacios. A escolha da Pirelli se deve porque a pista e a menos abrasiva do ano.

[youtube]7ZGXl04l6lM[/youtube]

A superfície da pista é a menos abrasiva do ano e adicionando a baixa velocidade média (incluindo a curva de Harpin que é a mais lenta do calendário, tomada a apenas 47 Km/h), há um nível muito baixo de desgaste dos pneus. Os macios são capazes de durar 50 voltas ou mais, fazendo a estratégia de apenas uma parada ser totalmente realista – apesar de Jenson Button, da McLaren, ter feito uma estratégia de três paradas no ano passado e conquistado o primeiro lugar.

Os freios são muito usados em Mônaco e isto transmite calor para os pneus, que adicionam estresse sobre a estrutura. Ao entrar na curva Sainte Devote, por exemplo, os carros perdem 160 Km/h em apenas 100 metros. Os pneus são também fortemente desafiados no complexo da piscina. Sobem nas zebras a mais de 200 km/h, gerando uma força lateral de 3,65 G.

Tags: