Equipes usam pneu supermacio pela primeira vez no ano

25 de maio de 2012

Pela primeira vez nesta temporada da Fórmula Um, as equipes vão poder usar os compostos supermacios que a Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a categoria, levou para GP de Mônaco, que acontece domingo às 9h.

Com esse tipo de pneus, Button cravou o tempo de 1min15s.746 na última quinta (24) e foi o mais rápido nas sessões de treinos livres, que terá, neste sábado (26), a última sessão antes da classificação.  O pneu supermacio é o único composto que permaneceu inalterado em relação ao ano passado – quando também foi utilizado na volta mais rápida da história dos treinos classificatórios de Mônaco. O Desgaste dos pneus é sempre baixo nesta pista que é a mais lenta e menos abrasiva do ano, significando que o pneu macio pode durar por 50 voltas ou mais no domingo. Nos treinos classificatórios de sábado, eles estarão no auge de sua performance durante uma ou duas voltas, tornando a classificação ainda mais importante do que o habitual, pois ultrapassagens são complicadas durante a corrida em Monte Carlo.

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, espera que os pneus macios durem cerca de 50 voltas e os supermacios por 35 voltas, com uma diferença de cerca de um segundo por volta entre os dois compostos. “Isso vai fazer da estratégia uma parte extremamente importante para esta corrida, O ideal é conseguir uma volta sem ninguém na pista durante a classificação, mas isto nunca é fácil. Os supermacios tem um tempo de aquecimento rápido: então o piloto é quem tem que saber aproveitar. Mas mesmo em Mônaco, temos visto como uma boa estratégia de pneus pode ajudar aos pilotos ganharem posições, mesmo tendo largado lá atrás no grid”, completou.

Foto: Pirelli/Divulgação.

Tags: