Jorge Lorenzo vence GP da Catalunya

3 de junho de 2012

O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) conquistou a vitória no Grande Prêmio da Catalunya da Moto GP, disputado na tarde (horário local) deste domingo (03), na Espanha.

Após ter vencido o Gp da França, Lorenzo volta a subir no lugar mais alto do pódio na Moto GP. Na pista ele permaneceu boa parte da corrida atrás de Dani Pedrosa (Honda Repsol), mas faltando poucas voltas para o final superou o oponente e não deu margem para um contragolpe do representante da Honda. Em terceiro chegou Andrea Dovisioso.

A corrida mostrou que a equipe Repsol Honda vai precisar trabalhar duro a fim de superar as Yamaha, já que tanto Dani Pedrosa quanto Casey Stoner (quarto colocado) não conseguiram reagir depois de serem superados.

A boa fase da Yamaha deu a Ben Spies a possibilidade de se recuperar na corrida após ter caído na terceira volta. O norteamericano se levantou e conseguiu sair da última colocação para o décimo posto.

A Corrida:

O dia começou com a pista molhada no warm up durante a manhã, mas na hora da corrida o piso já estava seco e foi Pedrosa (Repsol Honda Team) quem levou a melhor na largada. Logo atrás surgia Ben Spies (Yamaha Factory Racing) que fez brilhante partida, enquanto Lorenzo passava Casey Stoner para assumir o terceiro lugar.

Duas voltas depois os cincos primeiros, Pedrosa, Lorenzo, Dovizioso, Crutchlow e Stoner, começaram a isolar-se do restante dos pilotos que era liderado por Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini). Mais atrás, mas na mesma volta, Yonny Hérnandez (Avintia Blusens) saía de pista.

Perto do final Lorenzo superou Pedrosa na freada do final da reta. Pouco depois Stoner superou Cruchlow na luta pelo quarto posto. Mais atrás no pelotão Valentino Rossi (Ducati Team) levava a melhor sobre sobre Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP)e iniciava a perseguição a Bautista. Enquanto isso, Spies surgia então na 12ª posição.

A três voltas do final Lorenzo começou a abrir pequena vantagem, enquanto Cruchlow se aproximava de Stoner, mas enfrentava dificuldades para o passar. Contudo, na última volta o australiano deixou o britânico para trás e foi no encalço de Dovizioso.

Lorenzo chegou ao final da corrida com cinco segundos de vantagem sobre Pedrosa, com Dovizioso, em terceiro e Stoner em quarto, o que representa a primeira ausência do australiano do pódio desde Jerez no ano passado. Cal Crutchlow, Álvaro Bautista, Valentino Rossi, Stefan Bradl, Nicky Hayden (Ducati) e Ben Spies completaram a lista dos dez primeiros.

Confira os doze primeiro colocados

1LORENZO J.Yamaha Factory RacingLap 25
2PEDROSA D.Repsol Honda Team+5.003
3DOVIZIOSO A.Monster Yamaha Tech 3+9.361
4STONER C.Repsol Honda Team+9.544
5CRUTCHLOW C.Monster Yamaha Tech 3+12.506
6BAUTISTA A.San Carlo Honda Gresini+13.948
7ROSSI V.Ducati Team+17.555
8BRADL S.LCR Honda MotoGP+23.478
9HAYDEN N.Ducati Team+30.410
10SPIES B.Yamaha Factory Racing+32.897
11BARBERA H.Pramac Racing Team+36.144
12ABRAHAM K.Cardion AB Motoracing+56.229

Foto: Moto GP-Divulgação.

Tags: