Chrysler 300c, luxo e potência andando juntos

6 de junho de 2012

Por Eduardo Abbas – Um dos maiores símbolos da indústria automobilística americana retorna ao Brasil depois de 2 anos, mostrando uma grande recuperação da marca e pronto para disputar o mercado no segmento dos sedãs de luxo. A versão apresentada do Chrysler 300c teve um up grade em tecnologia, requinte e acabamento em relação ao modelo lançado em 2005 pela montadora, sendo considerado o carro chefe para o mercado brasileiro. É o 5º lançamento da montadora no ano de 2012, usando a mesma estratégia de venda que se tornou comum no mercado nacional: carro completo, preço fechado. A projeção é que sejam vendidas até o fim do ano cerca de 1.000 unidades ao preço de R$ 179.900,00 já com todos os impostos incluídos. Para 2013 estima-se chegar ao número de 1.200 unidades vendidas no ano, um desejo audacioso que mostra o potencial que, segundo a Chrysler, os brasileiros têm em consumir veículos nessa faixa de preço.

O Chrysler 300c é apresentado sem opcionais, incorpora os mais modernos itens de segurança e conforto, é um autentico carro estilo americano, tem força e estilo próprios. O design mostra imponência de suas linhas arredondadas e menos retas. Ele exibe as conhecidas proporções bem definidas e imponentes com traços mais contemporâneos e elegantes, diferente das longas linhas retas que eram comuns em veículos que originavam de Detroit. É nos detalhes que o carro realmente mostra sua beleza. Na dianteira, uma nova grade esculpida em alumínio apresenta sete lâminas cromadas que remetem ao novo logotipo da Chrysler. Foram criados faróis com desenho marcante, formados por refletores bi-xenônio adaptativos e LEDs em forma de “C”. O pára-brisa foi inclinado para trás em 7,5 cm, melhorando a aerodinâmica, enquanto a visibilidade aumentou em 15% com as colunas “A” mais finas. Seguido o exemplo do conjunto ótico dianteiro, as lanternas traseiras também são de LEDs. O visual traseiro é completado com o defletor integrado à tampa do porta-malas e às duas ponteiras ovais de escapamento.

No interior, tudo foi redesenhado, ganhando estilo e sofisticação. Os bancos são revestidos em couro natural e perfurados. “No painel de instrumentos, iluminação azul-safira nos mostradores e o LCD de 3,5” polegadas do computador de bordo, com dezenas de funções do veículo. Para proporcionar maior conforto ao motorista e uma melhor dirigibilidade, destaca-se o auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado “dual-zone” automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, incluindo apoio lombar, ventilação e aquecimento, bancos traseiros aquecidos, coluna de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade, controles do sistema de áudio no volante, controle de velocidade de cruzeiro integrado ao volante.

Os espelhos retrovisores com luzes direcionais integradas, rebatíveis eletricamente, aquecidos e anti-ofuscantes, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, memória para os ajustes do banco do motorista, retrovisores e rádio, pedais reguláveis eletricamente, com memória, persiana traseira com acionamento elétrico, porta-copos dianteiros com aquecimento e refrigeração, sistema de entrada e partida sem chaves Enter’N GO, teto solar panorâmico duplo frente/traseira e volante revestido de couro e imitação de madeira com aquecimento. “No console central se destaca a tela multimídia sensível ao toque, de 8,4”. Por meio dela, é possível controlar o sistema Uconnect™ Touch, compatível com CD, DVD e MP3.

O monitor também mostra as imagens do navegador GPS integrado Garmin. O sistema de áudio é da Alpine com amplificador de 506 W e dez alto-falantes, já incluindo um subwoofer. A conectividade é garantida, em dispositivos com tecnologia Bluetooth que podem ser pareados pelo sistema de comunicação Uconnect. Entrada USB que permite controle total de aparelhos como iPod, iPhone e iPad.

Na questão segurança ativa e passiva, o Chrysler 300C apresenta mais de 70 itens incorporados ao modelo, como por exemplo, air bags dianteiros de múltiplos estágios, laterais dianteiros e traseiros tipo cortina, air bags suplementares laterais montados nos bancos dianteiros com apoios de cabeça ativos, controle eletrônico de estabilidade, freios a disco ventilados nas quatro com rodas com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e vidros laminados nas portas dianteiras, controle de tração e programa de frenagem na chuva. Um sistema interessante, e que pudemos confirmar sua grande utilidade durante o teste, é o que facilita a largada em ruas de ladeiras. O sistema de freios mantém o carro travado durante 5 segundos após tirarmos o pé do pedal do freio e acionarmos o acelerador. Esse sistema evita o uso do freio de mão, que nessas situações é sempre necessário, evitando-se com isso duas operações conjuntas.

O motor é o ponto alto desse sedã fabricado em Brampton, no Canadá. Ele vem com o novo motor V6, o premiado e versátil Pentastar, de 3,6 litros e 286 cv, que equipa o Jeep Wrangler, a Chrysler Town & Country, o Dodge Journey e o Jeep Grand Cherokee. Feito totalmente em alumínio, com 24 válvulas controladas por dois comandos variáveis na admissão e no escape, o Pentastar é uma evolução, são 37 cv a mais do que a versão anterior. O powertrain foi ainda maior com a inclusão do câmbio automático E-Shift de oito marchas, produzido pela ZF. Dessa forma, o novo Chrysler 300C é capaz de proporcionar ótimo rendimento, não só com acelerações e retomadas de velocidade, como também economia de combustível. Segundo dado da montadora, em testes feitos nos Estados Unidos, pode chegar a 8 km/l na cidade e na estrada superar os 13 km/l.

Outro ponto interessante é a suavidade nas trocas de marchas, praticamente imperceptíveis no modo automático, somado ao tratamento acústico, faz do Chrysler 300C um automóvel extremamente silencioso e de rodar confortável. A suspensão é independente nas quatro rodas, com dispositivo nivelador. A configuração de dois braços em “A” na frente e de cinco braços (five-link) atrás. Outro fator importante é a ótima distribuição de peso de 52% sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro, responsável pela tração.

No teste realizado pela MOTORCAR, fizemos um percurso de cerca de mais de 200 km. A saída foi na região da avenida paulista, em São Paulo, em direção ao Guarujá, litoral sul. Durante o teste pudemos avaliar condições de cidade e estrada do modelo. Na cidade é inegável o conforto oferecido em transito pesado e com limites extremos de velocidade, cerca de 60 km/h em cada via. Os sistemas de ar, som e conectividade ao celular atenuam o estresse de se percorrer poucos metros em vários minutos, deixando o ambiente mais agradável ao inevitável desgaste de se dirigir na cidade.

Já em condições de estrada, o Chrysler 300c é um veiculo realmente imponente e que transmite muita confiança ao condutor e passageiros. Muito tranqüilo em velocidade cruzeiro, muito ágil em ultrapassagens e retomadas, o modelo americano não fica devendo nada aos seus concorrentes europeus.

Conforto, potência e economia, são essas as armas da Chrysler com o modelo 300c para entrar cair, definitivamente, no gosto do consumidor brasileiro, e o primeiro passo foi realmente bem dado.

Especificações

INFORMAÇÃO GERAL
Estilo da carroceria: sedã grande
Fábrica: Brampton Assembly Plant, Brampton, Ontário, Canadá

MOTOR: PENTASTAR V6 3.6 DOHC, 24 VÁLVULAS
Tipo e descrição: seis cilindros em V, a 60°, refrigerado a água
Deslocamento volumétrico: 3.604 cm³
Diâmetro x curso: 96.0 x 83.0 mm
Sistema de válvulas: duplo comando de válvulas roletado, 24 válvulas, com sistema de variação de abertura
Injeção de combustível: sequencial, multiponto, eletrônica
Construção: bloco de alumínio fundido em alta pressão e cabeçote de alumínio
Taxa de compressão: 10,2:1
Potência: 286 cv (210 kW) a 6.350 rpm
Torque: 34,7 mkgf (340 Nm) a 4.650 rpm
Rotação maxima do motor: 6.400 rpm (limitada eletronicamente)
Requisitos de combustível: gasolina comum, sem chumbo, 87 octanas
Capacidade de óleo: 5.7 L
Capacidade de líquido de arrefecimento: 13,25 L
Controles de emissão: dois conversores catalíticos de três vias, sensores de oxigênio aquecidos e recursos internos do motor
Consumo de combustível (medições nos EUA, urbano/rodoviário)
8,1/13,2 km/L
Linha de montagem: Trenton South Engine Plant, Trenton. Michigan, EUA

TRANSMISSÃO: AUTOMÁTICA, ZF 8HP45 DE OITO MARCHAS
Descrição: controle adaptativo eletrônico
Relações de marchas
1ª: 4,71
2ª: 3,14
3ª: 2,10
4ª: 1,67
5ª: 1,29
6ª: 1,00
7ª: 0,84
8ª: 0,67
Ré: 3,30
Relação final: 2,65

DIMENSÕES E CAPACIDADES
Distância entre-eixos: 3.052 mm
Bitola dianteira: 1.611 mm
Bitola traseira: 1.620 mm
Comprimento: 5.044 mm
Largura: 1.902 mm
Altura: 1.485 mm
Vão livre do solo: 120,3 mm
Coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd): 0,32
Peso em ordem de marcha: 1.814 kg
Distribuição de peso, dianteira/traseira: 52%/48%
Capacidade do tanque de combustível: 72,2 litros
Porta-malas: 462 L

 

ACOMODAÇÕES
Distribuição dos ocupantes, dianteira/traseira: 2/3
Dianteira
Espaço para cabeça: 936,6 mm
Espaço para pernas: 1.061 mm
Espaço para ombros: 1.510 mm
Espaço para quadris: 1.428 mm

Curso longitudinal dos bancos
Motorista: 270 mm
Passageiro: 220 mm

Alcance do ângulo de reclinação: 70°7’
Volume da fileira dianteira: 1.573 L

Traseira
Espaço para cabeça: 937 mm
Espaço para pernas: 1.019 mm
Espaço para joelhos: 99 mm
Espaço para ombros: 1.465 mm
Espaço para quadris: 1.425 mm
Volume da fileira traseira: 1.400 L
Volume interno total: 3.000 L

ESTRUTURA
Layout: motor dianteiro longitudinal, tração traseira
Construção: monobloco de aço, com capô de alumínio

SUSPENSÃO
Dianteira: independente com braços superiores tipo “A”, mola helicoidal sobre amortecedor a gás e barra estabilizadora. Braços inferiores lateral e diagonal com juntas duplas de pinos esféricos
Traseira: independente de cinco braços com mola helicoidal, amortecedor a gás, barra estabilizadora e subchassi

DIREÇÃO
Tipo: pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Relação: 15.5:1
Voltas da direção (batente a batente): 2,8

PNEUS E RODAS
Pneus: P225/60R18
Rodas: 18” x 7,5”, de alumínio fundido, desenho de dez raios, com acabamento cromado

FREIOS
Dianteiros: discos ventilados, de 320 x 28 mm, com pinças de pistão simples de 60 mm
Área de arasto: 1.671 cm³
Traseiros: discos sólidos, de 320 x 10 mm, com pinças de pistão simples de 42 mm
Área de arrasto: 1.703 cm³
Sistema de freios antiblocante (ABS) nas quatro rodas
Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
Apliques imitando madeira na cabine
Auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro
Ar-condicionado “dual zone” auomático
Air bags dianteiros de múltiplos estágios, laterais dianteiros e traseiros tipo cortina
Air bags suplementares laterais montados nos bancos dianteiros
Áudio premium com nove alto-falantes, incluindo subwoofer e amplificador de 506 Watts
Bancos dianteiros com ajustes elétricos, ajuste lombar elétrico e apoios de cabeça ativos
Bancos com revestimento em couro, dianteiros com ventilação e aquecimento
Bancos traseiros com aquecimento
Computador de bordo com LCD de 3,5” para mostrar dezenas de informações veiculares
Controles do sistema de áudio no volante
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Controle de velocidade de cruzeiro
Coluna de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade
Entrada auxiliar para equipamentos eletrônicos
Entrada USB que permite controle total de aparelhos como iPod, iPhone e iPad
Espelhos retrovisores com luzes direcionais integradas, rebatíveis eletricamente, aquecidos, memorizados e antiofuscantes
Faróis bixenônio adaptativos e faróis de segurança diurna do tipo LED
Freios a disco nas quatro rodas com ABS
Limpadores de para-brisa com sensor de chuva
Monitoramento da pressão dos pneus
Memória de ajustes (banco do motorista/retrovisores externos e rádio
Pedais ajustáveis eletricamente e memorizados
Persiana traseira com acionamento elétrico
Porta-copos dianteiros climatizados (quente/frio)
Sistema de áudio Uconnect™ Touch com LCD de 8,4” compatível com CD/DVD/MP3 e navegador GPS integrado
Sistema de conexão automática de áudio via Bluetooth
Suspensão com dispositivo nivelador
Sistema de entrada e partida sem chaves Enter’N GO
Sistema de comunicação por comando de voz Bluetooth Uconnect™
Sistema de navegação GPS Garmin® com SD Card
Teto solar panorâmico duplo dianteiro/traseiro
Vidros laminados nas portas dianteiras
Volante aquecido com acabamento especial em couro e imitação de madeira.

Texto e Fotos: Eduardo Abbas.

Tags: