Brasileiro pode reassumir liderança do Italiano de F-3

7 de junho de 2012

O paulista Henrique Martins poderá reconquistar neste fim de semana a liderança do Campeonato Italiano de Fórmula Três. Com 60 pontos na classificação geral depois das etapas de Valência e Hungaroring, o piloto da Prema Powerteam é um dos favoritos da rodada tripla em Mugello e está apenas três atrás do companheiro de equipe Eddie Cheever Jr., este em seu segundo ano na categoria.

Martins surpreendeu ao voltar da Espanha na ponta da tabela e superar não apenas o norte-americano Cheever Jr., mas também o francês Brandon Maisano, um dos integrantes da academia de jovens promessas da Ferrari. Na Hungria, no entanto, um problema no carro que o impediu de largar em uma das provas derrubou-o para a segunda colocação, com somente dois pontos de vantagem sobre o russo Sergey Sirotkin, de 16 anos e que corre também na Auto GP.

Apesar da força revelada pela Prema Powerteam no início do calendário, Martins acredita que a principal ameaça em Mugello poderá vir da JD. O time é o único que utiliza o chassi Mygale – todos as demais correm com o Dallara – e vai à pista pertencente à Ferrari embalada pela vitória de Riccardo Agostini em Hungaroring, que encerrou um incômodo jejum de três anos na categoria da tradicional marca francesa. “Testamos recentemente em Vallelunga e Imola. O novo pacote aerodinâmico da Mygale parece ter deixado o carro ainda mais rápido”, comentou Martins.

A pista será aberta nesta quinta-feira para quatro sessões de treinos livres de 60 minutos cada. Martins esteve em Mugelo na semana passada durante evento da Ferrari, mas mal pôde aproveitar a oportunidade para se adaptar ao circuito toscano por causa da quebra do carro. No entanto, o pouco tempo de atividade foi suficiente para deixá-lo impressionado com o traçado. “É a pista mais rápida que já conheci. É muito legal, principalmente no setor das seis curvas velozes em sequência.”

A partir desta etapa, as corridas da Fórmula 3 italiana poderão ser acompanhadas por imagem ao vivo pela Internet por meio dos sites www.sportube.tv e www.acisportitalia.it/F3. Os horários (Brasília) do fim de semana são estes: sábado, corrida 1, 10h10; domingo, corrida 2, 05h10; corrida 3, 13h50.

A classificação do campeonato:

1 – Eddie CheeverJr., 63 pontos
2 – Henrique Martins, 60
3 – Sergey Sirotkin, 58
4 – Brandon Maisano, 52
5 – Riccardo Agostini, 45
6 – Patrick Niederhausen, 40
7 – Robert Visoiu, 35
8 – Gerrard Barrabeig, 31

Tags: