Pietro Fantin termina em sexto na F-3 Inglesa

9 de junho de 2012

O brasileiro Pietro Fantin, da equipe Carlin Motorsport, terminou na sexta colocação na primeira corrida válida pela quarta etapa da temporada 2012 da Fórmula Três Inglesa, que está sendo realizada em Rockingham, na Inglaterra, neste fim de semana. Após uma boa largada, quando brigava na frente, o curitibano acabou sendo espremido contra o muro e perdeu algumas posições. No final, o sexto lugar garantiu mais pontos no campeonato e um terceiro lugar no grid de largada da corrida 2, que será realizada na manhã deste domingo (10).

Depois do clima instável de sexta-feira, o sábado amanheceu com pista seca. Embora o frio e o vento fossem constantes, os pilotos da F-3 Inglesa partiram para a classificação com boas condições. Preocupado com o desempenho dos jogos de pneus, Pietro Fantin teve uma sessão de altos e baixos. “Durante o treino classificatório começamos muito bem”, diz.

“No meu primeiro jogo de pneus o carro estava ótimo, fiz o segundo tempo, mas quando fomos para o final, com novos compostos, o desempenho geral do meu Dallara F312 caiu muito. Com absoluta certeza não foi o que esperávamos, acabamos ficando para trás quando tínhamos chances de estar lá na frente. Agora é torcer para que durante as corridas os pneus funcionem de forma adequada”, declara Fantin.

Completando a programação deste sábado (9), a Corrida 1 teve Jack Harvey saindo em primeiro, com Alex Lynn em segundo, Jazeman Jaafar em terceiro e Pietro Fantin na sétima colocação. Mais uma vez fazendo uma grande largada, o brasileiro conseguiu escalar o pelotão para brigar contra Harvey pelas primeiras posições, mas uma manobra excessivamente defensiva por parte do seu companheiro de equipe atrapalhou os planos de um pódio.

“Na primeira curva fiquei por dentro com meio carro à frente do Harvey, mas ele foi me empurrando para o muro, mais preocupado comigo do que com os outros, e por isso três carros nos passaram. Infelizmente ele acabou matando as nossas corridas, porque sem esta manobra sem dúvida estaríamos no pódio. Uma pena isso, o carro estava muito bom, mas com apenas 30 minutos de corrida não deu para fazer mais do que o sexto lugar”, explica Fantin.

Jazeman Jaafar venceu a bateria, seguido de Alex Lynn e Felix Serralles. Neste domingo (10), as duas provas finais completam a programação do evento. Na corrida 2, Pietro sairá de terceiro pela regra do grid invertido, logo atrás de Pipo Derani e Harry Tincknell. Para encerrar, Fantin sairá de sétimo, com pole de Jack Harvey, Alex Lynn em segundo e Jaafar em terceiro.

“Temos pelo menos uma boa chance de conquistar um pódio amanhã, vamos torcer para que os pneus funcionem como devem e, se conseguir uma largada tão boa quanto tive hoje, acredito que teremos um dia muito bom”, confia o brasileiro Pietro Fantin.
Resultado Final Corrida 1 – Classe Internacional
1 Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen 29m 18.055s / 92.43mph
2 Alex LYNN / GBR, Fortec Dallara-Mercedes +2.173s
3 Felix SERRALLES / PUR, Fortec Dallara-Mercedes +2.855s
4 Hannes VAN ASSELDONK / NED, Fortec Dallara-Mercedes +6.718s
5 Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +6.853s
6 Pietro FANTIN / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +12.835s
7 Harry TINCKNELL / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +16.006s
8 Pipo DERANI / BRA, Fortec Dallara-Mercedes +52.243s
9 Carlos SAINZ / ESP, Carlin Dallara-Volkswagen +1m 03.563s
10 Nick McBRIDE / AUS, T-Sport Dallara-Nissan +1m 15.935s

Tags: