Pipo Derani é prejudicado por decisão da direção de prova

10 de junho de 2012

O domingo da quarta etapa da Fórmula e Inglesa não começou da melhor forma para o brasileiro Pipo Derani. O piloto da Fortec Motorsport terminou a prova de ontem na nona colocação, mas subiu para o oitavo posto por conta da punição aplicada a Nick McBride, o que lhe deu a pole para a primeira corrida deste domingo. O piloto inglês reclamou e faltando dois minutos para a volta de apresentação a categoria voltou atrás.

A oitava colocação foi devolvida a McBride, jogando Pipo Derani para o nono lugar na corrida e no grid de largada para a corrida 2, já que esta tem o grid invertido em relação aos oito primeiros da corrida 1. Sendo assim a largada foi atrasada e os carros de Derani e McBride tiveram suas posições invertidas, prejudicando a corrida do brasileiro. “Foi a decisão mais feia da história da categoria. Tínhamos preparado o carro para uma situação diferente”, disse Pipo.

Derani estava preparado para largar na frente, fez ajustes no carro e selecionou pneus para andar com pista limpa. “Eu tinha um ajuste e pneus para andar na frente. Tivemos que trocar os pneus a calibragem que estava no jogo mais usado não foi a correta. Fiz uma corrida burocrática andando no bolo e sem conseguir ultrapassar os pilotos da frente. O único carro que passei foi o do McBride, que terminou atrás de mim”, contou Pipo.

Na corrida 3 do final de semana, Pipo partiu da décima colocação, mas com o carro melhor ajustado, conseguiu ultrapassagens e ganhou pontos importantes terminando na sétima colocação. “A temperatura estava mais alta e todos os carros tiveram problemas de desgaste nos compostos. Os tempos subiram e todos foram mais lentos do que na parte da manhã. Quem economizou pneus levou vantagem no final da prova”, completou o brasileiro.

Pipo Derani agora é o oitavo colocado no campeonato com 70 pontos, apenas dois pontos atrás do sexto. A próxima etapa da Fórmula 3 Inglesa acontece nos dias 23 e 24 de Junho, na tradicional pista de Brands Hatch, na Inglaterra.

Resultado Corrida 2 – Classe Internacional
1 Harry TINCKNELL / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen 20m 03.332s / 92.07mph
2 Pietro FANTIN / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +0.645s
3 Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +11.211s
4 Felix SERRALLES / PUR, Fortec Dallara-Mercedes +15.599s
5 Hannes VAN ASSELDONK / NED, Fortec Dallara-Mercedes +21.835s
6 Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen +22.700s
7 Alex LYNN / GBR, Fortec Dallara-Mercedes +23.323s
8 Pipo DERANI / BRA, Fortec Dallara-Mercedes +29.726s
9 Nick McBRIDE / AUS, T-Sport Dallara-Nissan +31.077s
10 Fahmi ILYAS / MAS, Double R Dallara-Mercedes +31.342s
11 Geoff UHRHANE / AUS, Double R Dallara-Mercedes +31.687s
12 Carlos SAINZ / ESP, Carlin Dallara-Volkswagen +44.168s

Classe Nacional
1 Duvashen PADAYACHEE / AUS, Double R Dallara-Mugen Honda +54.468s
2 Spike GODDARD / AUS, T-Sport Dallara-Mugen Honda +1m 13.664s

Resultado Corrida 3 – Classe Internacional
1 Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen 40m 11.308s / 91.89mph
2 Alex LYNN / GBR, Fortec Dallara-Mercedes +22.240s
3 Carlos SAINZ / ESP, Carlin Dallara-Volkswagen +25.408s
4 Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen +28.957s
5 Hannes VAN ASSELDONK / NED, Fortec Dallara-Mercedes +29.559s
6 Felix SERRALLES / PUR, Fortec Dallara-Mercedes +31.728s
7 Pipo DERANI / BRA, Fortec Dallara-Mercedes +59.038s
8 Fahmi ILYAS / MAS, Double R Dallara-Mercedes +1m 02.842s
9 Pietro FANTIN / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +1m 04.453s
10 Nick McBRIDE / AUS, T-Sport Dallara-Nissan +1m 05.654s
11 Geoff UHRHANE / AUS, Double R Dallara-Mercedes 28 laps

Classe Nacional
1 Duvashen PADAYACHEE / AUS, Double R Dallara-Mugen Honda 29 laps

Classificação após 11 etapas: (Dez primeiros)
1- Jazeman Jaafar 137 pontos
2- Jack Harvey 124
3- Carlos Sainz 117
4- Felix Serralles 101
5- Alex Lynn 98
6- Harrry Tincknell 72
6- Pietro Fantin 72
8- Pipo Derani 70
9- Hannes Van Asseldonk 52
10- Nick McBride 30

Calendário 2012 da Fórmula 3 Inglesa
Brands Hatch – 23-24 de Junho
Norisring – 29 de Junho-1 de Julho
Spa-Francorchamps – 26-28 de Julho
Snetterton – 4-5 de Agosto
Silverstone – 8-9 de Setembro
Donington Park – 29-30 de Setembro

Foto: Jacob Ebrey/Divulgação.

Tags: