Franzoni não corre em Spa

13 de junho de 2012

Ainda queixando-se de dores na perna direita, atingida no forte acidente da prova da Fórmula Renault Eurocup no último dia três, em Spa-Francorchamps, o paulista Victor Franzoni não participará da próxima etapa da Fórmula Renault Alps. A rodada dupla está marcada para o dia 24 deste mês na mesma pista belga. Franzoni, de 16 anos, só deverá voltar a correr na data seguinte do calendário, programada para setembro na Áustria.

Franzoni bateu na primeira volta da segunda prova em Spa. Apesar da visibilidade precária, complicada pelo “spray” do asfalto molhado pela chuva que caiu praticamente ao longo de todo o fim de semana, a largada foi autorizada sem a presença do “safety car” e o resultado não poderia ser outro: pouco depois de contornar a curva Eau Rouge, Franzoni – sem ver nada – acertou em cheio um carro que havia rodado em plena reta. Na sequência, encontrou o guard rail e o impacto foi tão severo que o capacete rachou. Felizmente, além do susto e do trauma na perna, o brasileiro não sofreu nada mais sério. O chassi, no entanto, não poderá ser reutilizado.

Nos últimos dias, Franzoni passou por exames médicos complementares aos que realizou na Bélgica e iniciou as sessões de fisioterapia. “Acho que houve um erro por parte da direção da prova. Não se enxergava nada e as chances de acidente estavam lá. Algumas equipes chegaram a se queixar da decisão, mas depois da largada não dava para fazer nada”, criticou Franzoni, que se tornou aos 15 anos o piloto mais jovem a vencer uma prova válida por campeonato brasileiro ao ganhar uma etapa da Fórmula Futuro em Interlagos em 2011.

Franzoni tem a carreira administrada pela Novac Sports, empresa de propriedade do ex-piloto Guto Negrão. Como havia recuperado grande parte dos movimentos da perna, Franzoni chegou a alimentar a esperança de voltar ao cockpit no palco da batida. A Koiranen Motorsport já encomendara um novo carro, que deveria estar pronto para a corrida da semana que vem. “Na verdade, era mais um desejo dele. Mas sempre ficou claro para nós que essa volta só ocorrerá no momento em que estiver 100% fisicamente, o que ainda não é o caso”, ressalvou Negrão. Antes da etapa austríaca, Franzoni passará por cinco dias de testes na Finlândia, país-sede da sua equipe.

Foto: InsightF1/MF2

Tags: