Iowa tem minicorridas para definir grid de largada

19 de junho de 2012

A nona etapa da Fórmula Indy 2012 tem uma novidade em sua definição do grid de largada. No GP de Iowa, os pilotos da categoria fazem dois treinos livres nesta sexta (22). A classificação, no mesmo dia, é diferente da habitual média de duas voltas lançadas em ovais, com exceção de Indianápolis, que são quatro voltas. O formato em Iowa se dá do seguinte modo: do primeiro ao oitavo lugar dos treinos livres, fazem uma corrida de 30 voltas para decidirem o pole-position e as demais posições. E então, são formados mais dois grupos: os impares e pares de nono a vigésimo sexto colocados. Cada grupo também corre 30 minutos e decide as posições intercaladas.

Já no sábado, a prova tem uma duração de 225 voltas no oval de uma milha de extensão. Dos brasileiros, Tony Kanaan venceu a prova em 2009, quando ainda defendia a Andretti Autosport, e foi vigésimo em 2011.

O campeonato chega a sua metade do calendário com seis vencedores (Will Power, Scott Dixon, Ryan Hunter-Reay, Helio Castroneves, Dario Franchitti e Justin Wilson) em oito provas disputadas. Will Power, da Penske, com três vitórias consecutivas nas provas em circuitos mistos, segue na liderança, agora seguido por James Hinchcliffe, da Andretti Autosport, e Scott Dixon, da Ganassi. Hélio Castroneves, da Penske, é o quinto, Kanaan o oitavo e Rubens Barrichello o décimo sexto. No calendário, ainda restam, além de Iowa: Toronto, Edmonton, Mid-Ohio, Sonoma, Baltimore e Fontana.

Tags: