Helio Castroneves é o quarto colocado na classificação da Indy

25 de junho de 2012

Mesmo após estar em primeiro durante 133 das 250 voltas programadas e se constituir no piloto com o maior número de voltas lideradas no GP de Iowa da Fórmula Indy, o piloto Helio Castroneves perdeu rendimento na parte final da prova, por problemas de dirigibilidade, e terminou em sexto neste sábado (23), no Iowa Speedway.

O piloto do Team Penske assumiu a ponta da corrida antes mesmo da largada, visto que o pole position Dario Franchitti abandonou ainda nas voltas de alinhamento por problemas de motor. Classificado em 2º no grid, Castroneves liderou as primeiras 51 e, em seguida ao seu primeiro pit (70ª volta), voltou ao 1º posto. A partir disso, um novo período na liderança foi cumprido até o segundo pit, na volta 156.

Foi após essa segunda parada que retornou às pista em 11º e passou a galgar posições. Dada a manutenção da boa performance verificada desde a largada, voltou diretamente à disputa pela vitória após a terceira e última parada, na 82ª passagem pelo circuito oval de 0.875 milha ou 1,4 km. Essa atuação ofensiva continuou até faltarem 30 voltas para a bandeirada, mas o quadro mudou por causa da grande trepidação nos pneus, que comprometeu muito a estabilidade do Dallara DW12 Chevrolet número três.

Apesar de perder posições sucessivamente, por não conseguir oferecer resistência aos pilotos mais rápidos, o 6º lugar representou o ganho de uma posição no campeonato, passando de quinto para o quarto lugar. “A vibração nos pneus fez com que a gente perdesse uma corrida que estava praticamente na mão”, lamentou Castroneves, que preferiu não especular sobre os motivos da ocorrência antes de uma avaliação técnica. Ele ressaltou o trabalho da equipe: “Adotamos a estratégia de três paradas e meu pessoal foi fantástico em todas elas”.

Depois de sete finais de semana consecutivos de atividades ininterruptas, a próxima prova acontecerá no dia oito de julho, em Toronto, Canadá, retomando uma sequência consecutiva de cinco provas em circuitos mistos ou de rua.