Pirelli vai apresentar novo composto nos treinos de sexta em Silverstone

2 de julho de 2012

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula Um, disponibiliza os compostos duros (P Zero Prata) e macios (P Zero amarelo) para a nona etapa da competição que será disputada neste domingo (08), no circuito de Silverstone, mas as atividades na pista têm início na sexta (06).

Durante os treinos livres da sexta, as equipes terão a oportunidade de avaliar um novo composto da família P Zero, que está em desenvolvimento para a próxima temporada. A empresa testou uma série de compostos durante as sessões de treinos livres no ano passado, mas esta é a primeira vez que um novo composto será usado durante um fim de semana de corrida em 2012.

Além dos jogos que recebem para o fim de semana de corrida, cada equipe terá dois conjuntos do pneu duro experimental para as duas sessões de sexta-feira. Como em 2011 houve chuva nos primeiros dias em Silverstone, os compostos Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (chuva) também estarão à disposição dos pilotos.

Assim como as várias curvas de alta velocidade, que colocam muita energia lateral através dos pneus, Silverstone é frequentemente caracterizada por mudanças climáticas durante o fim de semana de corrida, com temperaturas ambientes variando entre 15°C e 30°C. A superfície da pista também é bastante abrasiva, o que aumenta ainda mais o desgaste dos pneus, e a estrutura dos pneus têm que lidar com períodos prolongados de alta velocidade quando os carros estão em aceleração total.

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, diz que Silverstone é um dos circuitos mais emblemáticos no calendário da Fórmula Um, justamente por ser tão exigente para os pilotos, carros e pneus. “É por isso que nós escolhemos testar um novo composto duro, ainda experimental, durante os treinos livres. Este novo pneu tem uma escala de trabalho um pouco mais ampla, que deve tornar mais fácil para as equipes operá-los na janela correta de temperatura”, conclui.

Foto: Pirelli/Divulgação.

Tags: