Pipo Derani espera reação na Fórmula Três Inglesa

24 de julho de 2012

Depois de disputar o GP Master da F-3, no circuito de Zandvoort (HOL), o brasileiro Pipo Derani voltar a correr a temporada regular da F-3 Inglesa. A sétima etapa do campeonato tem início nesta quinta-feira (26), com os treinos livres e o classificatório. As provas acontecem na sexta (27) e sábado (28), em Ardenas, na Bélgica, no famoso circuito de Spa-Francorchamps.

Na última etapa, em Norisring (ALE), Pipo não conseguiu terminar duas das três corridas do final de semana. Em ambas, o brasileiro recebeu um toque e foi obrigado a abandonar a disputa.

“Foi aquela coisa: estava no lugar errado, na hora errada. Foi muita falta de sorte. Por isso, vou procurar ficar mais atento nessa etapa, para não contar apenas com a sorte”, declarou o jovem piloto, que já tem seu objetivo definido para este final de semana.

“Tenho que terminar as corridas. Os dois toques me tiraram pelo menos 30 pontos na competição. Em Spa, vou dar o meu melhor para conseguir andar na frente e terminar as provas”, destacou.

O circuito de Spa-Francorchamps é um dos preferidos dos pilotos. Desde 1950, a pista faz parte do calendário da F-1 e é considerada uma das mais rápidas do calendário. Além de contar com a famosa curva Eau Rouge, que é sempre muito temida pelos pilotos.

Derani fez a sua primeira corrida no traçado, quando estreou nos monopostos, em 2009. “Eu fiz minha estreia em Spa quando ainda corrida pela Renault Europeia. Foi minha primeira corrida na Europa e eu me classifiquei em sétimo, em um total de 36 competidores. Fiquei até na frente do (Jean-Éric) Vergne, que hoje está na F-1”, lembrou.

A Eau Rouge não é a única curva que chama a atenção do brasileiro. Segundo ele, por ser um circuito muito grande (são 7.004 km) e rápido, todas as curvas precisam receber uma atenção especial.

“Eu gosto bastante de Spa. É um circuito muito clássico. Mas é preciso estar muito focado, para conseguir aproveitar o máximo que a pista lhe oferece. É um traçado grande e não podemos desviar a atenção. Temos que nos preocupar em acertar curva por curva”, explica o brasileiro.

Pipo está em oitavo lugar no campeonato, com 96 pontos. O brasileiro já venceu duas provas em 2012 (Outlon Park e Brands Hatch) e conquistou mais dois pódios (segundo lugar em Monza/Ita e terceiro lugar em Pau/Fra).

Confira a programação da 7ª etapa (horários de Brasília):

Quinta-feira, 26
6h25 – 6h55 – 1º Treino Livre
9h45 – 10h15 – 2º Treino Livre
12h30 – 13h – Treino Classificatório

Sexta-feira, 27
7h – 1ª Corrida (30 minutos)
10h35 – 2ª Corrida (20 minutos)

Sábado, 28
6h55 – 3ª Corrida (40 minutos)

Classificação do campeonato:
1º – Jack Harvey (ING) – 186 pontos
2º – Jazeman Jaafar (MAS) – 182
3º – Felix Serralles (PUR) – 176
4º – Alex Lynn (ING) – 144
5º – Carlos Sainz (ESP) – 140
6º – Pietro Fantin (BRA) – 137
7º – Harry Tincknell (ING) – 133
8º – Luis Felipe Derani (BRA) – 96
9º – Hannes van Asseldonk (HOL) – 81
10º – Nick McBride (AUS) – 57

Texto: Fernanda Gonçalves

Foto: Jakob Ebrey Photography/Divulgação.

Tags: