Um dia da chuva, outro do sol

25 de julho de 2012

Acompanhe no Carros e Corridas a nova coluna do jornalista Eduardo Abbas.

Mais um fim de semana de corrida, mais um fim de semana em que os elementos da natureza influenciaram no resultado, mais um fim de semana pra esquecer a Fórmula 1 e mais um fim de semana pra se olhar com todo carinho pra Fórmula Indy.

Pra variar, não deu pé pro Felipe Massa e pro Bruno Senna, aliás, faltou pé. Fora do Q3 no sábado, os dois largaram no meio do pelotão e acabaram ficando pra lá de Deus me livre no resultado final. A chuva caiu bem no momento em que os dois fariam suas voltas rápidas na classificação e no momento da largada, no domingo, os dois bateram, perderam bicos e nunca mais se recuperaram.

Sorte? Azar? Dizem que essas palavras não significam nada, mas como poder analisar o que se passa com eles?

O GP da Alemanha foi uma corrida até certo ponto burocrática, aconteceram algumas disputas, mas nada assim que justificasse o fato de ser uma baita corrida. Tirando o fato de na Alemanha estarem as câmeras mais rápidas do mundo, aquelas que acompanham os carros nas saídas de curvas e inicio de retas, pouca coisa se pode ver realmente na pista. O espanhol largou na ponta e lá ficou a corrida inteira, não perdeu a liderança nem quando fazia os pitstop´s.

Alonso esta liderando e ganhando o campeonato sozinho, os outros estão se atrapalhando e andando como caranguejos, abrindo cada dia mais a possibilidade do espanhol conquistar seu terceiro título esse ano. Até o seu adversário mais direto, o Vettel, comete erros e se precipita como não vimos nos últimos dois anos.

A foto mostra que tudo se converge para Alonso, ele tem a força, a determinação, esta motivado e o azar, caso ele exista ou não, parece que abandonou o espanhol em 2012.

Vamos ver o que acontece esse fim de semana na Hungria, mas deve ser mais ou menos a mesma coisa, em uma semana não dá pra mudar tanto e lá é aquela água, saiu na frente vai ganhar, porque se não quiser deixar passar não vai mesmo.

Já nos EUA, esta começando a chover na horta do Helio Castroneves. Já esta passando da hora do piloto brasileiro conquistar o título da Fórmula Indy, já passou da hora da gente realmente olhar com outros olhos a mais disputada categoria de Fórmula do mundo. Chova ou faça sol, não se pode negar que nos EUA hoje esta o automobilismo mais democrático do mundo, não se pode fechar os olhos para realidade misturada com sustentabilidade que faz o show. Enquanto a Fórmula 1 insiste em correr com gasolina, a Indy já abraçou o etanol tem mais de 25 anos! O Emerson Fittipaldi foi campeão com ele, lembram?

Mas voltando ao Helinho, ele conquistou sua 27ª vitória e agora é o vice-líder do campeonato. Eu acredito que ele vai chegar ao fim da temporada brigando pelo título e espero, de verdade, que ele conquiste.

O Tony e o Barrichello não têm muita saída enquanto estiverem na KV. No caso do Rubinho, é usar o ano pra se acostumar com as pistas e o carro, já o Tony, que foi campeão da categoria em 2004, tem que procurar novos rumos.

Melhor a gente conferir a etapa de Mid-Ohio no dia 5 de agosto, apesar da emissora que transmite no Brasil não estar muito preocupada com quem gosta de velocidade, mas que deve ser um grande divisor do campeonato, isso porque depois dela só mais 4 pra definir quem fica com a taça de 2012, e pode crer, acho que em setembro, quando termina o campeonato, vamos ter uma grata surpresa.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

Eduardo Abbas, um dos mais respeitados profissionais de imprensa, especializado em automobilismo e industria automobilística.  Dentre suas realizações destacam-se a criação e direção do programa Linha de Chegada,  a direção do programa Grid Motor, a  produção da Stock Car e toda parte de motorsport do canal  Sportv. Abbas foi também produtor da Fórmula Um na Rede Globo desde 1990 e é atual membro da ABIAUTO (associação brasileira da imprensa automotiva). Também atua como consultor na área de comunicação e automobilismo.

Escreva para o colunista: coluna.site@gmail.com
Acompanhe Eduardo Abbas no Twitter: http://www.twitter.com/borrachatv

*A coluna publicada neste site expressa a opinião de seu autor.

Tags: