Mais um ano para Massa na Ferrari

16 de outubro de 2012

O piloto Felipe Massa acaba de ser confirmado para a temporada de 2013 da Fórmula Um na Ferrari. A informação foi confirmada na tarde (horário local) desta terça (16), pelo presidente da Ferrari, Luca Di Montezemulo, na sede da escuderia, em Maranello, na Itália.

Como havíamos informado nesta segunda (15), era esperado para hoje o anúncio sobre o futuro do piloto, que ganha mais um ano de permanência no time italiano.
Paulista descendente de italianos, Felipe Massa, aos 31 anos, parte para a sua nona temporada na Fórmula Um.

Como a maioria dos pilotos, iniciou sua carreira no kart, em 1990, com oito anos de idade. Em 2002 entrou na F-1 pela equipe Sauber. Em 2003 foi para a Ferrari como piloto de testes, retornando à Sauber em 2004, onde ficou até 2005. Em 2006 entra para a Ferrari no lugar de Rubens Barrichello. Sua primeira vitória na categoria aconteceu no GP da Turquia, em agosto de 2006. Em outubro de 2006 venceu o GP do Brasil pondo fim a um jejum que se arrastava desde 1993 após a vitória de Ayrton Senna em solo brasileiro.

Em 2008 disputou com Lewis Hamilton o título mundial, a sua maior chance de ser campeão na F-1. No entanto, vários erros da equipe lhe custaram o título e ele teve de se contentar com o vice-campeonato, estragando a festa da vitória no GP do Brasil daquele ano ao encerrar a temporada a apenas um ponto de Hamilton.

Em 2009 sofreu grave acidente no Grande Prêmio da Hungria. Retornou às pistas em setembro daquele ano em um kart. Seu retorno à F-1 só aconteceu em 2010 após ter participado de longos testes em simulador para readaptação.

Após fraco desempenho em 2011 e no início do ano, teve seu lugar ameaçado, mas, devido à melhora apresentada nas últimas corridas e ao seu comportamento como segundo piloto da equipe, respeitando as ordens para não ultrapassar seu companheiro Fernando Alonso, Massa mostrou-se o mais adequado para atuar ao lado do espanhol em 2013.
Nas últimas cinco corridas o brasileiro só não marcou mais pontos do que Sebastian Vettel, o que ajudou a Ferrari assumir o segundo lugar no campeonato de construtores.

Em sua carreira massa conquistou os títulos da Fórmula Chevrolet Brasileira, em 1999; Fórmula Renault Italiana, em 2000; Fórmula Renault Europeia, em 2000; Fórmula 3000 Euro series, em 2001.

Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação.

Tags: