Helio Castroneves lembra que nada está garantido apesar da liderança

18 de julho de 2014

Helio    CastronevesDepois de assumir a liderança da Fórmula Indy (2014 Verizon IndyCar Series), após a etapa do sábado passado, em Iowa, o piloto brasileiro Helio Castroneves disputa a rodada dupla de Toronto, que acontece neste fim de semana, sem qualquer plano de “pegar mais leve”. Pelo contrário, embora tenha festejado retornar à condição de líder, o piloto do Team Penske é o primeiro a alertar que nada está garantido.

“Obviamente que estou contente por assumir novamente a liderança do campeonato, mas isso não significa dizer que a gente pode pensar em administrar. Nada disso! Na prática, se você olhar bem, a coisa está praticamente empatada e qualquer probleminha pode roubar a liderança”, disse Castroneves, referindo-se ao grupo de pilotos candidatos ao título.

Helio   CastronevesDe fato, em razão de ser a segunda rodada dupla do calendário, estão em jogo 108 pontos no Honda Indy Toronto Grand Prix ou 54 por prova, assim divididos: 50 pela vitória e bônus por pole (1), volta liderada (1) e maior número de voltas lideradas (2). Assim, dependendo da conjunção de resultados, qualquer um dos pilotos entre 2º e 5º pode sair do Canadá na posição hoje ocupada por Castroneves. São eles, pela ordem, Will Power (Team Penske), Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport), Simon Pagenaud (Schmidt Peterson Motorsports) e Juan Pablo Montoya (Team Penske).

“É por isso que não tem nada decidido. O negócio é acelerar aqui no Canadá e sair com uma vantagem ainda maior na liderança”, completou o três vezes vencedor da Indy 500, que está distante nove pontos do vice-líder Will Power. As corridas serão disputadas, no sábado e no domingo, sempre no horário brasileiro das 16h50.

Texto: Americo Teixeira Junior

Foto: Indycar/Divulgação.