David Muffato é o melhor representante de Cascavel no grid de domingo

19 de julho de 2014

228508_419550_muffato04_web_Os pilotos paranaenses fizeram bonito no treino que definiu o grid de largada para a quinta etapa da Fórmula Truck 2014, que será disputada neste domingo (20) no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Enquanto Wellington Cirino, de Fransciso Beltrão, conquistou a pole position com Leandro Totti – de Londrina – ao seu lado na primeira fila, David Muffato se colocou como o melhor cascavelense no grid de largada. O piloto da DF Racing Fans vai partir da oitava posição e pinta como um dos favoritos a subir no pódio nesta etapa.

As posições do grid foram definidas na tarde deste sábado, com céu aberto e temperatura na casa dos 16ºC em Cascavel. Em sua primeira temporada completa na Fórmula Truck, David Muffato conquistou em casa sua melhor posição de largada até aqui e acredita que poderia estar, até, mais à frente no grid.

“Foi um bom resultado, mas, ao mesmo tempo, deixou a sensação de que poderia ter sido melhor”, disse David Muffato. “Tivemos duas quebras de motor nos treinos livres e, no final da minha volta rápida da classificação, mais uma vez o motor começou a falhar. Tanto que eu não consegui participar do Top Qualifying”, contou o piloto, se referindo à fase decisiva do treino classificatório, quando os oito mais rápidos da primeira parte decidem quem sai na frente.

228508_419552_raijan04_web_“Nosso caminhão é competitivo, mostrando que a equipe vem evoluindo ao longo da temporada. Mas, de sábado para domingo, nós temos que estudar o que tem causado essas quebras, para entrar com tranquilidade na corrida e brigar por um lugar no pódio”, completou Muffato.

A cidade de Cascavel tem outros três representantes competindo nesta etapa da Fórmula Truck: Diogo Pachenki vai largar na 10ª posição, Pedro Muffato será o 16º no grid e Jaidson Zini parte da 17ª colocação.

Ritmo de corrida é trunfo da DF Racing Fans- Nos boxes da DF Racing Fans, não é apenas David Muffato que se apresenta com chances de pódio. A bordo do caminhão nº 72, Djalma Fogaça sairá na sexta fila do grid com chances reais de terminar entre os cinco melhores. O piloto de Sorocaba (SP) só ficou fora do Top Qualifying deste sábado por uma falha de motor, e mantém a confiança para domingo.

“Hoje tivemos um desses azares que acontecem nas corridas. Durante os treinos livres eu completei mais de 60 voltas sem nenhum problema. Justamente na metade da minha volta rápida, um pistão do motor começou a falhar. Temos um carro para largar entre os cinco primeiros, mas esse tipo de quebra faz parte do jogo. Agora é fugir das confusões da primeira volta da corrida e aproveitar o bom ritmo de corrida dos nossos caminhões para avançar posições. Vai ser uma prova bastante disputada, pela proximidade de tempos, mas temos boas chances de sair com outro bom resultado”, disse Djalma Fogaça, diretor e piloto da DF Racing Fans.

228508_419551_pilotos_web_O ritmo de corrida e a confiabilidade dos caminhões também é a aposta de Raijan Mascarello, que ocupará um lugar na oitava fila do grid. Durante os treinos livres, o piloto de Sapezal (MT) trabalhou para encontrar a melhor configuração de seu motor, e já tem uma estratégia traçada para o domingo.

“Não encontramos a configuração ideal do motor para fazer uma volta lançada, como na tomada de tempos. Mas para o ritmo de corrida, nosso caminhão é competitivo. Em Cascavel, não dá para ser muito cauteloso na largada, porque é difícil ultrapassar e recuperar posições perdidas. Por isso, minha estratégia vai ser uma largada mais ousada para ganhar posições e, a partir daí, definir o ritmo de prova”, comentou o piloto.

A corrida de Cascavel da Fórmula Truck, que vale pontos para os campeonatos brasileiro e sul-americano da categoria, começa às 13h deste domingo no Autódromo Zilmar Beux.

Fotos: Orlei Silva