Helio Castroneves amplia liderança na Fórmula Indy

20 de julho de 2014

Helio    Castroneves O piloto brasileiro Helio Castroneves sai do Canadá com um largo sorriso após ter conseguido somar pontos importantes e ampliar a sua liderança na Fórmula Indy na rodada dupla realizada no circuito de rua de Toronto.

Na primeira corrida realizada na manhã neste domingo (20),  o piloto do carro número três da Penske conquistou o segundo lugar, subindo ao pódio com outro brasileiro, Tony Kanaan, o terceiro.

Na segunda corrida do dia, disputada à tarde, Helio largou na pole position, mas chegou em 12º, o que não foi desastroso para a soma dos pontos das duas etapas canadenses.  Além da bonificação por liderar as duas provas, ele somou  62 pontos, mantendo a liderança  da Indy e ampliando de nove para treze pontos a diferença que  o separa do segundo colocado, seu companheiro na Penske, o australiano Will Power.Helio   Castroneves

Helio Castroneves  tem 533 pontos, enquanto Power soma  520.

As duas corridas da etapa canadense da IndyCar foram realizadas neste domingo (20), visto a impossibilidade de ser disputada a prova de abertura da rodada, marcada para sábado, em razão das chuvas.A mudança de programação cancelou Qualifying para a segunda disputa, de modo que Castroneves largou na pole position por estar liderando o campeonato.

Na largada da primeira corrida, Castroneves manteve a posição conquistada na classificaçãoe era o segundo até a  quarta volta, quando a perdeu para Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport). A partir daí fez uma prova marcada pela constância e na volta 41 – de 65 – já estava de retorno à sua posição original, recebendo a bandeira em segundo logo após o vencedor, Sebastien Bourdais (KV Racing Technology) e à frente de Tony Kanaan, brasileiro da Chip Ganassi Racing que completou o pódio.

Helio  CastronevesNa prova da tarde, manteve a ponta na largada e liderou um total de 32 voltas. A liderança foi mantida mesmo na parada de box para colocar pneus de chuva. Como a precipitação foi em menos quantidade do que no sábado, na parte final da prova vários pilotos voltaram ao slicks, Castroneves entre eles. Outros preferiram se arriscar.

A conseqüência disso foi uma prova bem acidentada em suas voltas finais, inclusive para Castroneves, que teve o bico de seu carro danificado em um verdadeiro “engavetamento”, ocorrência que gerou uma bandeira vermelha faltando algo em torno de cinco minutos (para acomodar as duas corridas no mesmo dia, o número de voltas foi reduzido para 65 ou 90 minutos, cada). Na retomada, Mike Conway (Ed Carpenter Racing) venceu, seguido por Kanaan e Power.

Embora o 12º lugar na chegada tenha sido um resultado adverso para quem liderou mais da metade da competição de 56 voltas, foi o suficiente para a manutenção da curva ascendente. A próxima etapa, a 15ª de 18, será disputada no dia 3 de agosto no estado norte-americano de Ohio, local do circuito misto permanente Mid-Ohio Sports Car Course, pista que registra duas vitórias e duas poles de Helio Castroneves

Com informações de Américo Teixeira Jr.

Fotos: Divulgação.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização