Continuamos na frente do campeonato

23 de julho de 2014

Helio CastronevesAcompanhe no Carros e Corridas mais uma coluna do piloto Helio Castroneves.

Olá pessoal, tudo bom?

Vou falar um pouco da etapa de Toronto, no Canadá, que aconteceu neste último final de semana. Quando cheguei a essa belíssima cidade canadense, já liderava o 2014 Verizon IndyCar Series com nove pontos de vantagem sobre meu companheiro de Team Penske, o australiano Will Power. Ao término da rodada dupla, que foi marcada pela chuva, continuei na frente, agora com 13 pontos. Concordo que foi um pequeno avanço e, obviamente, minha intenção era ter marcado muito mais pontos, principalmente na segunda corrida, que liderei mais da metade das corridas. De todo modo, prefiro encarar de forma positiva, como de fato o foi, apesar do que aconteceu nesta que foi o único evento deste ano fora dos Estados Unidos.

Apesar do tempo bom na sexta-feira, o que permitiu que toda a programação de treinos fosse completada, no sábado a coisa mudou radicalmente por causa da chuva. A gente ainda conseguiu fazer o Qualifying para a primeira corrida e fiz o 3º tempo. Mas no período da tarde foi impossível competir. Os carros foram duas vezes para a pista, na tentativa de largar, mas a quantidade de água era tanta que mesmo nessas voltas, em baixa velocidade e sob bandeira amarela, aconteceram três acidentes.Helio Castroneves

Quando ficou claro de que não haveria mais atividades no sábado, todos os horários foram modificados para que as corridas acontecessem no domingo. E olha que isso não aconteceu apenas com a gente da IndyCar, mas também com as outras categorias, que também faziam parte da programação. Para vocês terem uma ideia, teve corrida em Toronto, no domingo, das 7h45 da manhã até quase sete horas da noite.

No nosso caso, o horário que era reservado para o Qualifying da segunda prova, acabou sendo usado para a corrida #1. Isso fez com que a classificação para a segunda prova fosse cancelada e eu acabei largando na pole por estar liderando o campeonato. A duração também foi modificada, passando para 65 voltas ou 90 minutos. Na prática, essas duas alternativas foram usadas, pois a primeira teve 65 voltas e a outra foi finalizada no tempo, sendo completadas 56 delas

Helio    CastronevesA corrida da manhã foi tranqüila em termos de condição do clima. Chegou a aparecer até um solzinho e não choveu. Fiz uma corrida muito consistente, andei o tempo todo no bloco da frente e cheguei a liderar. Recebi a bandeirada em 2º, entre o vencedor Sebastien Bourdais e o Tony Kanaan, que chegou em 3º. Problemática, mesmo foi a disputa da tarde e justamente por causa dela, a chuva.

Larguei na pole com pneus para pista seca e fui embora, liderando as primeiras 11 voltas. Foi aí que começou a chover e parei na 12ª para colocar os pneus para pista molhada. Continuei naquela boa balada e já estava de volta à liderança na volta 21. Como a pista foi secando, liderei até a volta 41 e logo depois fui para os pits recolocar os pneus slicks. E foi nessa parte final da corrida que as coisas se complicaram. Alguns pilotos resolveram não trocar pneus e o que se formou foi um grupo quase compacto reunindo os pilotos que trocaram pneus e aqueles que foram para frente por se manterem na pista.Helio   Castroneves

Foram vários os acidentes e eu, que vinha no meio do bolo a essa altura da corrida, quebrei o bico do carro ao tentar me livrar de um verdadeiro engavetamento que se formou na minha frente. E, olha, ainda bem que consegui passar, mesmo com a avaria no carro, pois se tivesse ficado ali a coisa teria sido muito mais complicada do que foi. Faltando cinco minutos para terminar, houve uma vermelha para tirar os carros acidentados e, na relargada, perdi posições justamente porque estava com o carro danificado. Resultado: cheguei em 12º, depois de ter liderado mais da metade da corrida. É mole?

Mas não tem nada, não. O importante é que continuo na liderança e já estou me preparando para a corrida de Mid-Ohio, no dia 3 de agosto. Mas essa semana já vou fazer um treino por lá, mais especificamente na quinta-feira. Depois de Mid-Ohio, teremos as três últimas corridas do campeonato, uma seguida da outra, tudo em agosto: Milwaukee 17, Sonoma 24 e Fontana 30. É isso aí, pessoal. O campeonato está acabando e cada pontinho fará aquela diferença no final e como estou com 13 na frente, esse poderá ser o meu número de sorte. Forte abraço e até semana que vem!​

Anuncio2lapizta

Fotos: Castroneves Racing.

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização