Evandro Bambirra defende Minas Gerais no Brasileiro de Kart

23 de julho de 2014

228756_420289_evandro_bambirraDe hoje até o próximo dia dois de agosto o kartismo brasileiro viverá o ponto alto da temporada com as disputas do 49º Campeonato Brasileiro de Kart. Pilotos e equipes de todo o país já estão no Kartódromo Brasil Kirin Arena, na cidade de Itu, que sediará as disputas que serão divididas em duas fases. Na primeira, esta semana, competem as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sudam, F4 e Shifter. Na próxima semana competem Novatos, Graduados e Seniores.

Diferente da maioria dos pilotos da atualidade, que começam no esporte entre sete e oito anos, o piloto mineiro Evandro Bambirra começou a sua trajetória no kartismo com apenas 12 anos. Natural de Belo Horizonte, mas, radicado em Governador Valadares a maior parte de sua vida, ele deu suas primeiras aceleradas no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga, pela categoria F4.

Utilizando como porta de entrada no esporte uma classe que, normalmente, é escolhida por pilotos mais velhos, Bambirra logo impressionou. Rápido e muito constante o piloto foi aprimorando sua técnica até que, em 2010, foi convidado pela equipe JNA Competições para participar do Campeonato Mineiro de Kart. O sucesso foi tamanho que ele conquistou nada menos que o bi-Campeonato da Copa Sudeste de Kart e, com isso, chamou a atenção d e foi chamado, por seu time, para então migrar para os karts com motores dois tempos, integrando então a categoria Novatos.

Em 2012, seu primeiro ano nos dois tempos, Bambirra de maneira impressionante já marcou a pole-position do Campeonato Brasileiro. Como o nome da classe já dizia o ano de 2012 foi de bastante aprendizado até que, em 2013, o piloto chegou ao ápice de sua classe conquistando o título da Copa Brasil, da Copa São Paulo Light e os vices campeonatos Brasileiro e Mineiro.

Por seus méritos e desempenho, então, Evandro foi promovido em 2014 para a categoria Graduado,classe que reúne as principais feras do kartismo nacional e, neste ano, vive mais uma temporada de crescimento. Disputando regularmente as provas da Copa SP Light e do Campeonato Mineiro o piloto já conquistou expressivos resultados . Na pista de Itu Bambirra participou de uma das etapas do Light o que lhe ajudou bastante no conhecimento do traçado e, acima de tudo, no ajuste do kart para que fizesse os primeiros ajustes visando, exatamente, o Brasileiro.

“Chego a esta fase do Brasileiro para fazer o meu melhor. Estarei entre pilotos que já acumulam vários títulos e tem um extenso currículo. Sem pressão vou procurar fazer o meu trabalho e, mineiramente, buscar os melhores resultados. Acredito que temos boas possibilidades de lutar por um lugar no pódio”, comentou o piloto de 18 anos.

A programação oficial do Brasileiro contará com treinos livres nesta terça e quarta. Na quinta acontece a tomada de tempos e, na sexta e no sábado, as corridas. O campeão Brasileiro será o vencedor da corrida Final, que será disputada na tarde deste sábado.

Foto: Flávio Quick – Divulgação

ALDEIA-MUNDO-BANNER-MATÉRIAS-680x168