Campeonatos brasileiro e mundial de kart agitam o interior de SP

24 de julho de 2014

228842_420542_228418_419265_188966_311971_img_0006_ok_web_O estado de São Paulo recebe nesta semana, duas competições de reconhecida importância no kartismo – modalidade escola do automobilismo mundial. Além do Kart World Championship, o mundial de karts quatro tempos, realizado em Nova Odessa entre os dias 23 e 27, o interior do estado recebe o Campeonato Brasileiro de Kart 2T. Esta, por sua vez, é a mais importante competição do país na modalidade, onde correm não só veteranos, mas, principalmente, as novas promessas do esporte.

Excepcionalmente em 2014, o Campeonato Brasileiro terá suas duas fases disputadas no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu. A divisão se dá por conta do número de categorias que disputam o título nacional. Na primeira fase, que vai do dia 22 ao dia 26 de julho, correm as classes Mirim (06 a 08 anos), Cadete (08 a 10 anos), Júnior Menor (10 a 12 anos), Júnior (12 a 14 anos), Sudam (acima de 15 anos), Shifter (acima de 15 anos em karts dotados de caixa de seis marchas), F4 Graduados (acima de 15 anos em karts com motores quatro tempos) e F4 Sênior (acima de 25 anos em karts com motores quatro tempos).

Já a segunda fase, entre 27 de julho e 02 de agosto, receberá as categorias Graduados (acima de 15 anos), Novatos (acima de 15 anos, sem experiência no esporte), Sênior B (acima de 24 anos, sem experiência no esporte), Sênior A (acima de 24 anos) e Super Sênior (acima de 45 anos).

A decisão dos campeões no Brasileiro de Kart se dá pelo sistema de Pré-Final e Final, como acontece na maior parte dos campeonatos da modalidade. Primeiro os pilotos disputam provas eliminatórias que definem quem serão os finalistas. Na sequência fazem uma Pré-Final, cuja função é determinar a ordem de largada da Final através de seu resultado. O vencedor da prova Final – realizada no sábado (26) – é declarado campeão, independente dos resultados anteriores.

Entre os destaques da primeira fase do nacional, em Itu, estão nomes importantes do automobilismo nacional como a presença de Beto Monteiro (F-Truck) e Rubens Barrichello disputando a categoria Shifter.

A Federação Paulista de Automobilismo, responsável pela supervisão do torneio em Itu, também vai premiar alguns de seus campeões. Em parceria com a International Publicity – Interpub Eventos, empresa promotora do GP Brasil de Fórmula 1 -, a FASP garantiu aos campeões das categorias Júnior, Sudam e Graduados ingressos para a prova mais esperada do ano em solo nacional. Além de assistir aos treinos e à corrida, os campeões terão acesso aos boxes durante o fim de semana do evento e poderão ver de perto o ídolo Felipe Massa.

Além desse prêmio, o campeão da categoria Cadete receberá um motor Honda GX 160 zero quilômetro. Os campeões de Júnior e Shifter terão como prêmio, cursos de pilotagem oferecidos pela Escola de Pilotagem Alpie e pelo Centro de Pilotagem Roberto Manzini, respectivamente. E na Graduados, o campeão brasileiro terá o direito de disputar uma etapa da Sprint Race – campeonato nacional de turismo – na temporada 2015.

Foto: Luiz Pinheiro