Rally Transcatarina começa com chuva

24 de julho de 2014

228892_420712_005_donicastilho_0039_web_O Rally Transcatarina escreve o seu sexto capítulo com recorde de inscritos: 158 duplas, divididas entre as categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Jeep, Adventure e Passeio. Nesta quarta, duplas de dez Estados do Brasil deram início as atividades da competição que seguirá até o próximo sábado, 26. Serão três dias de disputas e aproximadamente 800 quilômetros entre Fraiburgo e Jaraguá do Sul, SC.

Antes de acelerar, os competidores participaram da largada promocional. Em comboio, eles percorreram as principais avenidas e ruas de Fraiburgo para saudar a população, que adotou o Rally Transcatarina como um de seus principais eventos do ano. E logo na largada a chuva chegou para brindar o certame, e as equipes partiram fazendo um “buzinaço” de arrepiar e elevando o giro do motor.

Após finalizarem com este compromisso, os off-roaders se dirigiram para a tomada de tempo que definiu a ordem de largada do primeiro dia de disputa. O prólogo teve 6 quilômetros e começou em um circuito fechado ao lado da Faculdade UNIARP. De lá, o roteiro emendava com uma propriedade particular que cultiva maçãs.

228892_420717_dsc_4281_web_Apurados os resultados, a dupla que largará na frente da categoria Super Máster na etapa de amanhã, quinta, 24, é Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller. “Choveu durante o prólogo e deixou o terreno mais liso. A parte inicial foi mais rápida e nos aqueceu para os dias seguintes”, disse Floriani.

Na Graduados, Edson Pereira Schebeski e Alexandre William Dalssoto inaugurará a trilha. “Esse resultado é ótimo para nós; isso mostra que estamos bem entrosados e influenciará bastante no nosso desempenho daqui para frente, pois largaremos mais confiantes”, comentou Schebeski.

Entre o pessoal da Júnior, o primeiro carro alinhado será de Rafael Cabongue e Neto Andrade. “Nunca competimos com um grid tão grande, só a nossa categoria tem quase 40 carros. O fato de ser a ‘prova do ano’, todo mundo se prepara muito bem para vir para cá, então, vencer o prólogo já foi um grande passo a frente. Isso nos dá mais esperança e intimida os concorrentes”, falou Andrade.

228892_420724__donicastilho_0092_web_O último grupo a entrar no percurso é a Jeep, que terá a frente Marcos Osires Nunes e Marcos Vinicius Nunes. “A partir de amanhã teremos três etapas em um mesmo dia, o que torna tudo mais cansativo. Será necessário extrema concentração para enfrentar os obstáculos que teremos pela frente. Manteremos nosso otimismo e temos entrosamento de sobra para vencer mais uma vez”, declarou o piloto.

De Fraiburgo a Canoinhas

O Dia 1 do Rally Transcatarina terá aproximadamente 250 quilômetros, com 140 quilômetros de trecho navegados, passando por Timbó Grande e chegando a Canoinhas, SC. De acordo com o diretor de prova, Wagner Souza, o trajeto atravessará pomares de maçãs e duas grandes fazendas de plantações de pinus. O destaque será uma passagem de rio de 100 metros de largura, que rende um visual incrível. A planilha alternará constantemente as mudanças de média de velocidade, com referências curtas e longas.

Resultado – Prólogo

Categoria Super Máster

1º Marnes Alexandre Floriani / Cristian Mueller, 37 pontos
2º Marcio Schlindwein / Fernando Amorim da Silveira, 62 pontos
3º Oscar Schmidt / Gustavo Schmidt, 67 pontos
4º Aparecido Matias Fernandes / Rodrigo Juliano Borges, 67 pontos
5º Rone Branco / Enedir da Silva Júnior, 68 pontos

Categoria Graduados

1º Edson Pereira Schebeski / Alexandre William Dalssoto, 39 pontos
2º João Procópio Fortes Neto / Carolina Cadavid Fortes, 44 pontos
3º Eduardo Ranghetti Rossi / Rogério Augusto Coelho, 47 pontos
4º Everton Gratt / Wesley Sari, 55 pontos
5º Robson Garcia / Rafael Prada, 66 pontos

Categoria Júnior

1º Rafael Cabongue / Neto Andrade, 62 pontos
2º Giuliano Ziembowicz / Alexandre Daniel Bonan, 67 pontos
3º Orli Ademir Katzer / Gustavo Henrique Katzer, 72 pontos
4º Adilson Gonze / João Paulo Gonze, 79 pontos
5º Alan Michael Gratt / Michael da Silveira Masson, 79 pontos

Categoria Jeep

1º Marcos Osires Nunes / Marcos Vinicius Nunes, 79 pontos
2º Rogério Acunha / Gustavo do Amaral Plieski, 126 pontos
3º Devarlei Kuhn / Evandro Mioto, 186 pontos
4º Kassiano Kerber / Francisco Domingos Sette, 250 pontos
5º Guilherme Utz Melere / Felipe Bopp Fuentefria, 19.868 pontos

Programação – 6º Rally Transcatarina

24/07 – quinta
Roteiro: Fraiburgo – Timbó Grande – Canoinhas

25/07 – sexta
Roteiro: Canoinhas – Papanduva – Rio Negrinho

26/07 – sábado
Roteiro: Rio Negrinho – Corupá – Jaraguá do Sul
À noite: premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul

Fotos: Doni Castilho/DFOTOS