ABF Racing Team pontua em todas as etapas de 2014

25 de julho de 2014

28d5447bb9c804734e1c6ec676501fa8O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck concluiu no último domingo (20), com a realização do GP Crystal em Cascavel (PR), a primeira metade da temporada de 2014. Após cinco das dez etapas previstas no calendário, quatro dos 28 pilotos mantêm-se assíduos na zona de pontuação de cada etapa. Dois deles são os representantes da ABF Racing Team – o paranaense Marcello Cesquim e o paulista Paulo Salustiano.

Cesquim cumpre sua temporada de estreia na Fórmula Truck. Foi oitavo colocado na primeira corrida, em Caruaru (PE), ficou em 12º em Curitiba (PR), foi décimo em Interlagos (SP), sexto em Brasília (DF) e novamente décimo em Cascavel. “Cheguei à Fórmula Truck justamente com a meta de trabalhar para alcançar o grupo dos dez primeiros colocados, honestamente não imaginei que conseguiria isso de uma forma tão rápida”, comenta.

Representante da cidade de São José dos Pinhais, Cesquim divide com o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, o oitavo lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. “Marquei pontos em todas as etapas, terminei as últimas três entre os dez primeiros e estou ao lado de ninguém menos que o atual campeão da categoria. Isso é mais que ótimo, a evolução já me permite pensar no meu primeiro pódio”, estipula.

Salustiano esteve duas vezes no pódio em 2014, nas etapas de Caruaru e Brasília, ambas em quarto lugar. Também pontuou com o 14º em Curitiba, a nona posição em Interlagos e o sexto lugar em Cascavel, mesma posição que ocupa na classificação geral da temporada. “Pontuar em todas as corridas não é mau negócio diante de todas as dificuldades técnicas que a gente enfrentou até aqui, mas o que quero, mesmo, é voltar a ganhar corridas”, diz.

O paulista relaciona as dificuldades que enfrentou neste ano. “Tive um problema com o câmbio em Caruaru, ainda fui para o pódio. Em Curitiba vinha numa boa prova de recuperação até que me tiraram da pista. Em São Paulo um acidente na largada me fez parar no box para trocar um pneu. Em Brasília, voltei ao pódio em uma corrida maluca. Em Cascavel a corrida foi boa, mas tive de largar em último”, detalha. “Mas não posso desanimar, vamos para a luta”.

Os outros dois pilotos que pontuaram em todas as etapas defendem a RM Competições/MAN Latin America. O paranaense Leandro Totti foi vencedor de as cinco corridas já disputadas e é líder isolado da temporada. O paulista Felipe Giaffone foi segundo colocado em Interlagos e em Brasília, terceiro em Curitiba, quinto em Cascavel e 11º em Caruaru. A sexta etapa da F-Truck, no dia 17 de agosto, será disputada em Santa Cruz do Sul (RS).

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 5 de 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 152
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 89
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 79
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians, 62
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 59
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 45
7º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 35
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 30
8º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 30
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 24
10º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 24
12º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 20
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 14
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 13
15º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 11
16º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, 7
16º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 7
16º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, 7
16º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 7
20º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 5
20º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 5
22º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 3
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
22º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 3

Texto: Divulgação
Foto: Orlei Silva