Hitech sai de Curitiba com pódio no Mercedes Challenge e pontos na F3 Brasil

28 de julho de 2014

unnamed (4)A terceira etapa da temporada 2014 do Mercedes Challenge foi muito emocionante e duplamente especial para a Hitech Racing Brazil. Primeiro, pelo fato de o time correr em casa, no Autódromo Internacional de Curitiba. E depois, por ser a primeira vez que o time de Pinhais conquista um pódio em carros de turismo, e isso foi consumado na tarde deste domingo (27) pelas mãos de Eduar Merhy Neto, que finalizou a corrida em 3º lugar. Depois de uma punição sofrida (drive-through), Paulo e Lorenzo Varassin completaram a prova em 12º.

O resultado positivo encerrou um fim de semana que começou bem para a Hitech Racing. Após um bom desempenho nos treinos livres, com Eduar em 2º na primeira sessão e líder no segundo treino, e Paulo e Lorenzo Varassin em quarto lugar, os pilotos não conseguiram tirar o melhor dos dois CLA 45 AMG na classificação. Assim, Merhy Neto cravou o oitavo melhor tempo, largando três posições à frente do carro nº37 dos Varassin.

A corrida foi bastante empolgante, com muitas trocas de posições do começo ao fim da disputa. Merhy Neto e Lorenzo Varassin se notabilizaram pelo ótimo ritmo de corrida e foram ganhando posições importantes. Com muitas ultrapassagens agressivas, Eduar não levou muito tempo para ocupar o 3º lugar, que manteve até a bandeirada. Lorenzo Varassin o acompanhava de perto, também andando entre os primeiros, mas teve uma manobra julgada como irregular pela direção de prova e cumpriu um drive-through, fato que minou as chances da dupla de terminar na zona de pontuação.

unnamed (1)A próxima etapa da temporada será realizada já no próximo fim de semana, em Goiânia, como parte do cronograma que terá como evento principal a Corrida do Milhão da Stock Car.

F3 Brasil — Se no Mercedes Challenge o fim de semana foi positivo para a Hitech Racing, na F3 Brasil a etapa ficou aquém do esperado para os comandados de Rodrigo Contin. Após bom desempenho nos treinos livres e na classificação em Curitiba, em que garantiram a 2ª e 3ª posição no grid de largada, a corrida 1 foi bem complicada para Bruno Etman e também para Gaetano di Mauro — novidade da equipe para esta rodada dupla — que não pontuaram após problemas mecânicos. Matheus Iorio conseguiu marcar pontos, sendo o quarto colocado na categoria Light.

O domingo acabou sendo mais positivo para a escuderia paranaense. Di Mauro fez boa corrida e vinha bem, mas perdeu rendimento na última volta, caindo para sexto lugar na categoria A. Por sua vez, Etman conseguiu se recuperar depois de um início difícil e fechou a prova em quarto, mantendo assim a vice-liderança do campeonato. Iorio repetiu a colocação obtida no sábado e permanece em terceiro lugar da categoria Light, restando seis corridas para o fim da temporada 2014 da F3 Brasil. O campeonato será retomado entre os dias 6 e 7 de setembro no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.

unnamedRodrigo Contin:

“No geral, o balanço do fim de semana foi positivo. Sobre nossa participação no Mercedes Challenge, viemos otimistas depois dos testes aqui em Curitiba. Fizemos bons treinos, com o Eduar liderando e o Paulo e o Lorenzo muito bem também. Mesmo a classificação não sendo como o esperado, melhoramos muito para a corrida, com nossos dois carros bem rápidos, culminando com o pódio e a melhor volta da corrida do Eduar, que nos deixa muito positivos para Goiânia. Sobre a F3, esperávamos sair daqui com um resultado um pouco melhor: não foi ruim, mas longe do que queríamos para o fim de semana. Então vamos trabalhar muito e ir para o Velopark para tentar reduzir a diferença para os líderes do campeonato.”

Fotos: Luca Bassani