Com show de pilotagem Gabriel Paturle foi ao pódio do Brasileiro de Kart

29 de julho de 2014

229340_422214_paturle_brasileiro_11Terminou neste fim de semana a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. As disputas tiveram vez na cidade de Itu, no interior paulista, no Kartódromo Brasil Kirin Arena. Competindo pela categoria júnior o piloto Gabriel Paturle (AMG / Quake2), de Belo Horizonte, teve uma competição de grande crescimento e finalizou as disputas no pódio, com um quarto lugar.

O Brasileiro é sem dúvida a competição mais esperada do ano. Pilotos e equipes se preparam muito para o evento e, com Paturle, este processo não foi diferente. Foram várias corridas naquela pista durante todo o primeiro semestre até que, finalmente, havia chegado a hora de colocar em prática tudo o que havia preparado.

As atividades tiveram início ainda na terça, com os treinos livres, que se estenderam até na quarta. Foram ao todo quatro sessões de treinamentos onde piloto e time puderam checar os últimos detalhes para a tomada de tempos e as quatro corridas que estavam por vir. Com chassis Birel, motores Parilla preparados pela RBC, de Belo Horizonte e assistência em pista prestada pela equipe Quake2, Gabriel esteve sempre entre os mais velozes dos treinos.

229340_422215_paturle_brasileiro_9A tomada de tempos foi realizada na tarde de quinta. Apesar de todos os treinos terem sido realizados com sol e pista seca, as condições climáticas mudaram radicalmente e, com muita chuva foi realizada a classificação e a primeira corrida. Sem nunca ter andado naquele traçado com a pista molhada Gabriel sentiu uma normal dificuldade e, com a marca de 1m02s767 ficou apenas com o 15º para as corridas classificatórias.

Muito concentrado Gabriel não tomou conhecimento da adversidade e, em duas provas de muita superação e trabalho ele conseguiu finalizar no 11º posto e em uma impressionante terceira posição. Pela soma de seus resultados ele garantiu o direito de partir do sexto posto para a Pré-Final. Nesta corrida, que definiria o grid de largada das provas finais, Gabriel esteve todo o tempo no primeiro pelotão. Em uma disputa acirrada ele estava em terceiro, brigando pela segunda posição, até que de repente, um dos parafusos de fixação do cubo de roda traseira se soltou fazendo o piloto rodar e abandonar a corrida.

229340_422216_paturle_brasileiro_13Inconsolável o piloto reuniu suas forças e seguiu para a Final. Partindo da 19ª posição o piloto sabia que somente teria sucesso se tivesse muita garra e determinação. Com “a faca nos dentes” ele fez uma corrida de gente grande. Lembrando os grandes ídolos do automobilismo Paturle ultrapassou concorrentes em todos os pontos da pista até que, ao final das 25 votas e 16 posições à frente do que havia largado, ele recebeu a bandeirada na quarta posição.

“Foi um Brasileiro de muito trabalho, superação e fé. Meu equipamento esteve rápido durante toda a semana, mas, a quebra do cubo de roda na Pré-Final foi bem desanimadora. Eu ergui a cabeça e com muita garra e a ajuda de toda a equipe consegui fazer incontáveis ultrapassagens para, merecidamente, chegar ao pódio. Agradeço muito a todos que me ajudaram e torceram por mim e, nos próximos meses, com certeza, ainda teremos bons motivos para comemorar”, comentou o piloto de 13 anos.

Foto: Flávio Quick – Divulgação

ALDEIA-MUNDO-BANNER-MATÉRIAS-680x168