Zonta quer voltar a vencer Corrida do Milhão

30 de julho de 2014

229574_423010_zonta_mcj_8481n (1)“A meta sempre é vencer, mas vencer a Corrida do Milhão é muito mais importante”. Estas palavras são de Ricardo Zonta, o último piloto a faturar a o prêmio milionário da corrida mais importante do calendário da Stock Car. A conquista aconteceu no final do ano passado, justamente na prova que encerrou a temporada, em Interlagos. “Foi uma corrida eletrizante, onde o excelente trabalho e dedicação de toda a equipe nos levou a vitória”, relembra o piloto.

A disputa foi mesmo de tirar o fôlego. Zonta largou em segundo, se manteve o tempo todo brigando por posições no pelotão da frente, e contou com o excelente trabalho da RZ Mortorsport na parada de box para alcançar a liderança na volta 17. Depois, a quatro voltas do fim, chegou a perder a ponta para Thiago Camilo. Foi aí que Zonta pisou mais fundo e mostrou porque é uma das maiores estrelas do automobilismo, retomou a posição logo em seguida, e garantiu o primeiro lugar. Agora ele quer repetir tudo isso em Goiânia.

229574_423006_zonta_mcj_9016n“Ano passado a RZ Motorsport viveu sua melhor temporada, fechando o campeonato com a quarta colocação entre as equipes. Desde então não paramos mais de evoluir. Aquela vitória não foi apenas a coroação do grande trabalho que fizemos, mas também o ponto de partida para uma nova filosofia de excelência adotada por todo nosso time. Sabemos que somos capazes. Somos vencedores. E vamos entrar nessa disputa em Goiânia totalmente focados na busca pela vitória”, revela o piloto.

O bom momento vivido pela equipe, como conta Ricardo Zonta, será mais uma vez essencial na busca pelo segundo milhão. A disputa na capital do Estado de Goiás conta com um regulamento especial. Para vencer será preciso uma boa estratégia. São mais de 50 minutos de corrida com parada de box para reabastecimento e troca de pneus. Porém, não basta cruzar a linha na frente. O vencedor precisa chegar ao final da prova com pelo menos três litros de combustível residuais no tanque. Uma matemática difícil onde será preciso equilibrar desempenho e consumo.

“São muitos fatores que influenciam a estratégia para cada carro. Tudo tem que ser avaliado com muito critério, principalmente, nas situações da corrida. Muitas coisas influenciam nesta conta, como as entradas do carro de segurança, posição de largada… é tensão do início ao fim”, destacou o chefe da equipe, Jorge Salmini.

229574_423008_tuka_mcj_8337nMas a experiência de Zonta na última Corrida do Milhão não é a única arma da RZ Motorsport na briga pela vitória. O time também conta com Tuka Rocha, outro grande responsável pelo grande salto de qualidade do time paranaense, o qual integra desde o ano passado. “A equipe inteira está pronta para esta batalha e seria ótimo conquistarmos a primeira posição. Para mim seria uma vitória inédita, que venho buscando com dedicação desde o dia que estreei na categoria”, analisa Tuka que está na sua quarta temporada na Stock Car.

Fotos: Miguel Costa Jr./MS2