100 Milhas de Piracicaba Bom Peixe acontece neste fim de semana

31 de julho de 2014

gaiolas tubularesNeste ano, uma das mais tradicionais provas automobilística do Brasil, a 100 Milhas de Piracicaba, completa 25 anos e a competição festiva também comemora o jubileu de prata do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), local onde está o autódromo inaugurado no dia 13 de agosto de 1989, no interior de São Paulo, pelo piloto e empresário Benedito Giannetti Júnior.

Marco dentre as competições de carro nacionais, a prova surgiu nos anos de 1960 com uma corrida de kart pelas ruas de Piracicaba, quando ainda contava com nomes como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. “Criamos a 100 Milhas para homenagear os corredores da década de 1960, que faziam das ruas de Piracicaba o circuito automobilístico que ainda não existia no Brasil”, comentou Giannetti, criador da prova.

Apesar de esta ser a 25ª edição, na verdade seu início se deu há 30 anos, em um antigo haras, quando a prova ainda ocorria na terra. “A disputa aconteceu pela primeira vez em 1984 e voltou a ser realizada com força total a partir de 1990 para nunca mais parar”, informou Dito Giannetti, como é conhecido o maior vencedor dessa corrida. “Em todos esses anos, apenas em 1996 não tivemos a largada devido o excesso de chuva”, completou.

A programação oficial do evento, que vai ser disputado neste fim de semana (dias 2 e 3 de agosto), vai ser denominada ‘XXV Milhas de Piracicaba Bom Peixe’, nome alusivo ao patrocinador.

No sábado (2), os carros entram na pista juntos e vão ter 10 minutos de tomada de tempo para definir a posição a grid de largada. A corrida de 100 milhas tem largada prevista para às 15h do domingo (3) e deve contar com a participação de 22 carros de turismo e seis gaiolas tubulares.

Os carros vão percorrer 78 voltas no traçado de 2.100 metros do circuito, contabilizando 163 quilômetros, ou duas horas e meia de prova, o que ocorrer primeiro. “Até o momento, temos 30 carros no grid, com a maioria dos competidores correndo em duplas”, confirmou Dito.

Além das 100 milhas, outras três corridas fazem preliminares para a prova principal. Vão haver disputadas nas categorias Fórmula 1600, Clássicos de Competição e Stock Jr, e são esperados cerca de 70 pilotos. “Já temos muitos inscritos em cada uma dessas categorias e esperamos contar com mais gente para que possamos ter grids recheado com os mais variados tipos de carros e fazer uma grande festa”, disse Giannetti.

Texto: Engenho da Notícia/Divulgação

Foto: Divulgação