Cuidados com os pneus do seu carro

6 de agosto de 2014

BridgestoneSaiba os cuidados que os pneus do seu carro precisam e como fazer com que eles durem mais.

Assim como qualquer parte do carro, os pneus têm vida útil. Seja pelo tempo de uso ou má utilização, eventualmente será necessário substituí-los, mas isso pode ser prolongado de acordo com a forma que eles são usados, na adequação de pista e dos cuidados tomados ao longo do tempo.

Evite buracos –  Sabemos que muitas das vezes é difícil evitar os buracos nas vias. Porém, é dessa forma que os pneus podem estourar e rasgar.

Evite fazer curvas em alta velocidade – O atrito excessivo feito no chão pode resultar no famoso som de “cantar pneu”, prejudicando os pneus e causando a perda da direção momentaneamente, podendo causar um acidente.

Evite arrancadas – O mesmo serve para a arrancada do carro. Quando colocado em movimento de forma brusca, o carro dá uma arrancada prejudicial ao pneu, por conta do atrito entre a borracha e o asfalto.

Sobrecarga – A sobrecarga pode ocasionar dois problemas nos pneus do seu carro, um deles é o desgaste prematuro e, o outro, o esforço que terá que ser feito, ultrapassando os limites do trabalho proposto pelo fabricante. Dica: verifique as especificações dos seus pneus disponibilizadas pelo fabricante.

Fazer o rodízio de pneus – A troca dos pneus traseiros pelos dianteiros, e vice-versa, garante o desgaste uniforme dos mesmos – isso porque eles são desgastados em intensidades diferentes. Dica: a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, combinada com o processo de balanceamento e alinhamento.

Fazer o Alinhamento – O alinhamento serve para ajustar a suspenção do carro, garantindo assim a estabilidade do veículo. O processo deve ser feito quando o motorista notar o volante puxando para a direita ou esquerda.

Fazer o Balanceamento – O balanceamento serve para manter o equilíbrio dos pneus sobre as rodas. A falta de balanceamento é notada quando há uma vibração no volante ou em outras partes do carro.

Calibrar os pneus – Manter a pressão exata dos pneus é de extrema importância para o desempenho. Isso faz com que economize combustível e diminua o desgaste da borracha. Dica: a calibragem deve ser feita semanalmente.

Manter os pneus limpos – A limpeza dos pneus deve ser feita com produtos específicos para o local. O uso de outros produtos pode causar danificação na borracha dos pneus e em outros componentes da roda.

Manutenção no veículo – O bom funcionamento dos pneus depende também da manutenção periódica no veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamento, eixos e rodas têm total influência no desenvolvimento dos pneus.

Se você já notou que a troca dos seus pneus será necessária, fique atento à data de fabricação. A Bridgestone, por exemplo, garante seus pneus, por um período de cinco anos desde sua compra, conforme Nota Fiscal, contra defeitos de fabricação. Passada essa data, o produto começa a se deteriorar por conta do tempo e do clima.