Fórmula Júnior chega em Brasília para a abertura da Copa Brasil

8 de agosto de 2014

230424_425614_formula_junior117_web_Este final de semana, dias 9 e 10 de agosto, marca uma nova fase na recente história da Fórmula Júnior, criada no ano passado para que o piloto de kart faça sua transição para o automobilismo. Em Brasília (DF), a categoria abrirá as disputas da Copa Brasil, que terá outras duas etapas, em Campo Grande (MS) e em Tarumã (RS).

A rodada de abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior será disputada em duas baterias, com pontuação separada, e deverá ter a presença de 18 pilotos, muitos deles estreantes e da região, e também dos pilotos que normalmente a integram na disputa do Campeonato Gaúcho, pelo qual as rodadas em Brasília e Campo Grande também serão válidas.

“É um novo momento para a Fórmula Júnior, que abre novos horizontes e passa a ser mais conhecida em todo o Brasil”, afirma Claudio Fontoura, promotor da categoria junto com Neco Fornari. “Novos pilotos estão chegando e, assim, mantemos nosso planejamento em busca de crescimento”, emenda.

Esta significativa novidade na Fórmula Júnior, a criação de sua Copa Brasil, terá um total de seis baterias, duas em cada etapa. “A Copa Brasil de Fórmula Júnior tem como objetivo solidificar o grid para o restante do ano e proporcionar um desafio a mais aos atuais participantes do Campeonato Gaúcho”, explica Fontoura.

Competir em Brasília e Campo Grande será, para os pilotos já atuantes na Fórmula Júnior, um momento bastante significativo em suas carreiras. “A categoria já correu em quatro autódromos no Rio Grande do Sul e correrá também no Uruguai, em Rivera, na próxima etapa. Conhecer dois novos traçados enriquecerá o conhecimento deles”, analisa Neco Fornari, que também já foi piloto.

E já pensando na próxima temporada, quatro pilotos da região do Distrito Federal e Goiás treinaram nesta quinta no Autódromo Nélson Piquet, palco da abertura da Copa Brasil. Kartistas, Antonio Becker, Gustavo Ferreira, Lucas Okada e Pedro Caland tiveram a oportunidade de conhecer os carros da Fórmula Júnior e de dar várias voltas pelo traçado. “Eles ainda não têm os 15 anos necessários para disputar a Fórmula Júnior, mas vão continuar treinando e deverão fazer parte da categoria na próxima temporada”, encerra Claudio Fontoura.

A rodada de abertura da Copa Brasil de Fórmula Júnior, que fará parte de um festival de velocidade em Brasília, seguirá basicamente a programação utilizada nas provas do Campeonato Gaúcho, com treinos na sexta e no sábado, quando também fará sua tomada de tempos, e a duas corridas no domingo.

Confira as datas e locais da Copa Brasil de Fórmula Júnior:
1ª etapa – Brasília (DF) – de 8 a 10 de agosto
2ª etapa – Campo Grande (MS) – de 17 a 19 de outubro
3ª etapa – Tarumã (RS) – de 21 a 23 de novembro