Caminhões Ford esperam disputar o pódio na sexta etapa da Fórmula Truck

11 de agosto de 2014

Djalma FogaçaO GP Aquarius Hotel, sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, vai abrir na tarde deste domingo (17) a segunda metade da temporada de 2014 em Santa Cruz do Sul (RS). Com pilotos de caminhões Volkswagen-MAN, Mercedes-Benz e Scania disputando diretamente as primeiras posições, os competidores que utilizam caminhões Ford, considerando suas condições técnicas, enumeram planos para disputar posições intermediárias.

A sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, em Santa Cruz do Sul (RS), vai abrir na tarde deste domingo (17) a segunda metade da temporada de 2014. Com pilotos de caminhões Volkswagen-MAN, Mercedes-Benz e Scania disputando diretamente as primeiras posições na classificação da competição, os pilotos que utilizam caminhões Ford enumeram planos para, considerando suas condições técnicas, disputar posições intermediárias.

Djalma Fogaça“Vamos para lá para tentar buscar o último lugar do pódio. Já seria um grande resultado para nós”, admite Djalma Fogaça, piloto e chefe de equipe da DF Racing Fans. “Claro que temos uma mentalidade vencedora, mas acima de tudo temos que ver a realidade. Temos um equipamento muito bom, mas há inúmeras equipes com orçamento muito superior ao nosso, isso conta demais. Vendo por esse lado, nossa posição real seria entre 13º e 18º”, avalia.

Fogaça esteve no pódio da quarta corrida do ano, disputada em Brasília (DF). Os outros pilotos da equipe empreenderam atuações de destaque na corrida seguinte, em Cascavel (PR). O paranaense David Muffato esteve entre os oito classificados ao Top Qualifying – era sexto na corrida quando enfrentou problemas elétricos. O mato-grossense Raijan Mascarello, 15º no grid, estava em sexto nas voltas finais, quando teve seu Ford atingido e saiu da pista.

A goiana Original Reis Competições é a outra equipe da Fórmula Truck que utiliza caminhões Ford. A adaptação ao equipamento da marca tem sido o desafio de 2014 para José Maria Reis e Leandro Reis, que correram de Scania até o ano passado. “Nossa meta maior é conseguir estar entre os dez primeiros sempre, fazendo com que o nosso equipamento resista sem problemas ao fim de semana de corrida”, estipula Leandro, 16º na tabela de classificação.

A pista de Santa Cruz do Sul traz boas recordações a José Maria Reis, tio e companheiro de equipe de Leandro. Foi no circuito gaúcho que ele obteve seu único pódio na Fórmula Truck, com o quinto lugar em 2009. “Nossa maior dificuldade neste ano, na adaptação aos novos caminhões, foi conseguirmos o acerto ideal da eletrônica do motor. Evoluímos bastante, estamos bem perto do ideal nesse ponto. Falta pouco para chegarmos aos 100%”, afirma o goiano.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 5 de 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 152
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 89
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 79
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians, 62
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 59
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 45
7º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 35
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 30
8º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 30
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 24
10º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 24
12º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 20
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 14
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 13
15º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 11
16º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, 7
16º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 7
16º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, 7
16º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 7
20º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 5
20º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 5
22º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 3
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
22º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 3.

Texto: Grelak/Divulgação.
Fotos: Robério Lessa