Birel Sudam mostrou força no Campeonato Brasileiro de Kart conquistando títulos e bons resultados

15 de agosto de 2014

230855_426957_birel1b_web_A fabricante brasileira de chassis Birel Sudam esteve presente na 49ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, disputada durante duas semanas em Itu (SP), no Kartódromo Brasil Kirin Arena. E os resultados obtidos premiaram em parte o empenho da fábrica e a confiança das equipes e pilotos que utilizaram o chassi.

O Campeonato Brasileiro foi dividido em duas fases e a primeira compreendeu a disputa das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Shifter, Sudam, F4 Graduados e F4 Sênior. Na segunda participaram as categorias Novatos, Graduados, Sênior A, Sênior B, Super Sênior e Super F4. E ao fim de uma maratona de treinos, tomada de tempos e quatro baterias para cada categoria, onde o resultado da última definia os campeões, a Birel Sudam comemorou dois títulos, dois vices e cinco terceiros lugares.

O primeiro campeão da fábrica foi o paulista Caio Collet, que venceu na Júnior Menor em uma disputa muito equilibrada com Gianluca Petecof, que foi o 3º, e Ricardo Medeiros, o 4º, pilotos Birel Sudam que também subiram no pódio.

Luca Travaglini sagrou-se campeão da categoria mais importante do kartismo brasileiro, a Graduados. Assim como Travaglini, Pedro Piquet, filho do tricampeão da Fórmula 1 Nélson Piquet, correu com chassi Birel Sudam e subiu no pódio, em 5º. Em razão da desclassificação de dois pilotos, o resultado da Graduados está sub-judice.

O paulista Gabriel Crepaldi foi destaque na categoria Cadete ao terminar a Final em 2º, resultado que lhe deu o vice-campeonato na categoria. O segundo vice da fabricante no Campeonato Brasileiro chegou na Sênior B, com Alexandre Souza. Vinícius Serafim, em 4º, também levou a fábrica ao pódio da categoria.

A Sênior A teve ótima participação de pilotos com chassi Birel Sudam e quatro deles se posicionaram entre os dez primeiros. Claudio Roda, que largou em 22º devido a quebra do seu motor na Pré-Final, caiu para último em razão de um acidente e, mesmo assim, terminou em 3º, seguido por Ricardo Thomazi em 4º e Danilo Ramalho em 8º, em bela corrida de recuperação. Ramon Duarte, o 10º, sofreu com batidas no início da prova Final.

Três pilotos com chassi Birel Sudam se posicionaram entre os seis melhores na Super Sênior, categoria que teve 32 inscritos: Christiano Mattheis, em 3º, e Reinaldo Garcia, em 4º, que subiram no pódio, e Fernando Pastro, em 6º. A mesma sequência de resultados aconteceu com três pilotos Birel na categoria Sudam e Rafael Martins foi o 3º colocado, seguido por Luca Travaglini em 4º e Marco Túlio em 6º. E na Novatos, Nikolas Gaigalas terminou no pódio, em 3º. Carlos Cunha Filho, que liderava a Final com uma reta de vantagem, teve que abandonar em razão da quebra do motor.

“Vivemos um bom Campeonato Brasileiro e eu gostaria de agradecer a todos os pilotos e equipes que confiam em nosso equipamento e em nosso trabalho”, analisa Onassis Souza, diretor da Birel Sudam. “Conquistamos resultados importantes e títulos em duas categorias significativas e de grids lotados. Mas tudo poderia ter sido melhor se não faltasse um pouquinho de sorte para nós”, emendou.

“Tínhamos equipamentos e pilotos muito competitivos em várias categorias e vivemos algumas situações que caminhavam para sermos campeões, sem sombra de dúvidas. Mas o automobilismo é assim mesmo, às vezes tudo parece que vai da certo, mas não dá e assim alguns títulos não se confirmaram por diversas razões”, finaliza.

Foto: Divulgação

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização