Saveiro Cabine Dupla alia segurança, desempenho e tecnologia

21 de agosto de 2014

MalagrineA picape compacta da Volkswagen ganha uma configuração inédita e versátil. A Saveiro Cabine Dupla chega em setembro às mais de 630 concessionárias da marca no Brasil como o veículo com mais tecnologia em seu segmento. Com design moderno, o modelo mantém o compromisso de oferecer, ao mesmo tempo, excelente espaço na cabine com capacidade para acomodar cinco adultos confortavelmente e ampla área útil da caçamba.

Disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores, o modelo amplia a sua área de atuação da Volkswagen no mercado de picapes compactas. A linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados.

A linha 2015 do utilitário será oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A versão aventureira está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.

A Saveiro Cabine Dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Por exemplo, a versão Trendline tem 1,54 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). seguem semelhantes às da versão de cabine estendida. São 4,49 metros de comprimento e 1,70 metro de largura (sem espelhos retrovisores). Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é ainda maior: são 1,72 m de largura, 1,55 m de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Cross Cabine Estendida) e 4,51 metros de comprimento.

O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.

Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e a caçamba capaz de acomodar 580 litros. Por falar em capacidades, a Saveiro Cabine Dupla tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com comprimento de 1.106 mm no assoalho – medida 17% maior do que o principal concorrente.

Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.

O conjunto de suspensões da Saveiro confere à picape Volkswagen a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. Isso porque a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

Internamente, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro (ponto “H”). Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado.

Na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado (comodidade que só a picape Volkswagen oferece na categoria), uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.

ViewImage (1)Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.

A Saveiro Cabine Dupla consegue aliar leveza com alta resistência. A Saveiro Cabine Dupla pesa 1.073 kg na versão Trendline – apenas 13 kg a mais em relação à configuração com Cabine Estendida (1.060 kg na Trendline). É a mesma diferença na versão Cross Cabine Dupla, que pesa apenas 1.133 kg.

A Saveiro Cabine Dupla é dotada da nova arquitetura eletrônica da Volkswagen, uma das mais avançadas e complexas da categoria. Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilitou a instalação de vários recursos inéditos entre as picapes compactas, como por exemplo o “Comfort Blinker”, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente.

A Saveiro Trendline Cabine Dupla está equipada também de série com o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.

Outras novidades da Saveiro Cabine Dupla Trendline são os três apoios de cabeça no banco traseiro, cintos laterais traseiros com três pontos de fixação e recolhimento automático, desembaçador do vidro traseiro e a tomada de 12V adicional na parte de trás da cabine. Isso sem falar no sistema de abertura e fechamento da tampa traseira, que conta com o auxílio de molas a gás para facilitar o acesso à caçamba, aliviando o peso da tampa.

A funcionalidade da Saveiro Cabine Dupla é realçada pelos vários locais de amarrações no veículo. O novo rack de teto oferece dois pontos de amarração e a caçamba conta com quatro ganchos fixos no assoalho e outras quatro alças deslizantes nas laterais superiores. Com isso, a Saveiro Cabine Dupla oferece 10 pontos de amarração.

Voltada para o uso misto, ou seja, um veículo robusto para o trabalho, mas também com equipamentos valorizados pelos clientes que utilizam a picape para o lazer, a Saveiro Trendline Cabine Dupla já sai de fábrica com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico, travamento central e novo revestimento para os bancos (Tear Snug Cinza).

Também são de série banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de aro 14” com pneus 175/70 R14.

Entre os opcionais da versão Trendline, destaque para o módulo “Plus”, que é composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceria, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, iluminação da caçamba, entre outros.

Outro equipamento à disposição do cliente é o rádio global Volkswagen. Com visual moderno e acabamento diferenciado, o sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive a entrada auxiliar e USB. Seguindo a iluminação em vermelho do restante do painel, o novo rádio também tem a função áudio streaming, que permite reproduzir músicas via Bluetooth e informações na tela do rádio.

Highline – mais itens de conforto, tecnologia e requinte

Além de todos os recursos presentes na versão Trendline, a nova versão Highline da Saveiro Cabine Dupla recebe mais itens de conforto e de aparência: ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas.

ViewImage (5)Outros equipamentos de série da versão Highline são o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – este exclusividade na categoria. Esse recurso exibe na tela central do rádio a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.

O sistema de auxílio ao estacionamento funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo, praticamente imperceptíveis.

Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Saveiro Highline Cabine Dupla oferece a função “tilt down”, presente em modelos como o Novo Golf, por exemplo. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada, com o objetivo de auxiliar em manobras de estacionamento.

Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição em que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

O I-System com ECO Comfort também é equipamento standard na versão Highline. Vale lembrar que o ECO Comfort é um dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Opcionalmente, a Saveiro Highline Cabine Dupla pode ser equipada com uma nova roda de liga leve de 15” (pneus 205/60 R15) – exclusiva desta versão na Saveiro.

Tanto a versão Trendline como a Highline são equipadas com o motor 1.6l MSI. Com quatro cilindros e oito válvulas (duas válvulas por cilindro), esse propulsor oferece potência máxima de 101 cv (74 kW), com gasolina, e 104 cv (76 kW), com etanol – ambos a 5.250 rpm. O torque máximo é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm.

Com esse motor, a Saveiro Cabine Dupla tem velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos, respectivamente. A carga útil com essa motorização é de 667 kg para a Trendline e 629 kg na Highline.

A Saveiro Cross, que já era oferecida na versão cabine estendida, também passa a contar com a carroceria de Cabine Dupla. E, mais do que a segunda fileira de bancos, o modelo oferece a maior relação de itens tecnológicos da categoria, tanto voltados à segurança como ao desempenho e facilidade de operação.

Completa de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A lista conta, ainda, com visual exclusivo, capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

AMalagrine Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração. O modelo incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

O modelo tem ainda o sistema de controle de tração, que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

outro sistema é o bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

A Saveiro Cross vem equipada também com o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

Entre os opcionais da versão Cross, a novidade é o módulo tecnológico, que concentra o controlador automático de velocidade (“piloto automático”), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e o retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico).

A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

ViewImage (2)Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

Todas essas inovações dão desempenho superior à Saveiro Cross Cabine Dupla, tornando a picape Volkswagen a melhor desempenho de seu segmento. Com o novo motor 1.6l MSI a Saveiro Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 174 km/h (gasolina) e de 177 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos, respectivamente. A carga útil com essa motorização é de 607 kg.

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