Helio Castroneves fica com vicecampeonato na Indy

30 de agosto de 2014

Helio CastronevesO piloto brasileiro Helio Castroneves sabia que sua tarefa era das mais difíceis em Fontana, última etapa do temporada de 2014 da Fórmula Indy. (2014 Verizon IndyCar Series). Mas a desvantagem numérica não impediu que o brasileiro lutasse na noite de ontem pelo título até o máximo de suas possibilidades. Ao final da prova de 500 milhas, vencida por Tony Kanaan no Auto Club Speedway, Castroneves assegurou o vice-campeonato e completou a dobradinha da Penske,uma vez que o título foi conquistado pelo teammate Will Power.

Helio chegou a Fontana com 51 pontos de desvantagem para Power e empreendeu uma estratégia agressiva desde o Qualifying, quando conquistou a 45 Pole Position da carreria na Indy. Na prova, liderou por 41 voltas e esteve o tempo todo entre os primeiros. Entretanto, um Drive-Through após o sexto e último pit programado (por “violação da entrada do pit”, segundo a direção de prova), relegou-o a um insuficiente 14º lugar, posição na qual recebeu a bandeirada.

“Foi um excelente dia para o Team Penske e estou muito contente por isso. Fiz o máximo que pude, eu sabia que a única maneira de chegar na frente era ser agressivo e isso estava indo bem até o último pit, quando fui punido. Foi uma pena, mas a temporada foi ótima para a equipe e eu quero agradecer demais a AAA, Chevy, Shell, Pennzoil, Verizon, SKF, todo mundo. Especialmente a Hitachi”, disse Castroneves, que inicia já nas próximas semanas os preparativos para o campeonato do ano que vem.

Texto: Américo Teixeira Jr.
Fotos: Castroneves Racing/Divulgação.